22/10/2009 20:53:00
A Câmara Municipal realizou, na noite desta quinta-feira (22), sessão mista em homenagem ao Projeto Todos os Cantos, idealizado e executado pelo cantor e compositor Vadinho Barreto. A sessão foi uma iniciativa dos mandatos dos vereadores Fernando Jacaré (PT), Hermínio Oliveira (PDT), Jean Fabrício (PCdoB), Ademir Abreu (PT) e Luciano Gomes (PR).
O vereador Hermínio Oliveira destacou a biografia do cantor Vadinho Barreto, que, apesar de ser natural de Itabuna, escolheu Vitória da Conquista para desenvolver sua carreira artística. Oliveira fez uma breve retrospectiva da vida artística de Barreto, destacando a idealização do Projeto Todos Cantos. “Trata-se de um projeto que integra os artistas regionais e dá espaço para que novos talentos sejam reconhecidos. Parabenizo Vadinho Barreto pela sua luta em prol da música regional”, afirmou.
Aldeci Ferreira da Cruz, advogado, poeta e compositor, afirmou que Vadinho Barreto é um dos principais artistas da contemporaneidade. Destacou a parceria entre Vadinho e artistas reconhecidos nacionalmente. “O sucesso do Todos os Cantos é notável. Profissionais de diversas áreas já participaram do projeto”, declarou, parabenizando à Câmara pela realização da sessão.
Para o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Carlos Moreno, o projeto Todos os Cantos é um marco na valorização da música regional. “Participar deste projeto foi uma grande honra para mim. Vadinho Barreto foi um dos primeiros amigos que fiz aqui em Vitória da Conquista. Sempre esteve à frente da luta pela música local. Sou feliz em fazer parte deste movimento”, disse.
O cantor e compositor Ricardo Santos Marques, secretário Municipal de Meio Ambiente, falou sobre a importância do trabalho de Vadinho Barreto. “Esta foi uma homenagem justa e no tempo certo”, declarou. Marques ressaltou o reconhecimento dos artistas conquistenses em toda a região Sudoeste e defendeu mais investimentos no setor cultural do Município.
Léo Andrade Cerveira, juiz de Direito, que também participou da sessão, destacou a importância do projeto Todos os Cantose falou sobre sua amizade pessoal com o cantor e compositor Vadinho Barreto. “É um homem de todos os gestos, poeta de todos os versos, músico de todos os cantos. Amigo que irradia luz pelo gracejo e sorriso”, declarou.
Já Dirlei Andrade Bonfim, músico e administrador, enfatizou que o ‘Todos os Cantos´ valoriza os artistas locais. Bonfim ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos artistas conquistenses e a necessidade de iniciativas como a de Vadinho Barreto. “Uma das nossas lutas era para que tivéssemos um orçamento decente para a Secretaria de Cultura”, disse.
Homenageado agradece - Vadinho Barreto, homenageado da noite, agradeceu aos vereadores pela iniciativa em destacar a importância do Projeto Todos os Cantos.
“Este é um projeto que eu fazia com Paulinho Pedra Azul, Saulo Laranjeira e outros artistas que não estão mais aqui em Conquista”, disse, ressaltando sua amizade com os vereadores Fernando Jacaré e Hermínio Oliveira. Fez uma retrospectiva de sua trajetória artística em Vitória da Conquista e destacou seu amor pelos conquistenses.