22/09/2009 22:28:00
Na sessão que homenageou os contadores, o vereador Álvaro Pithon (DEM) destacou que a primeira escola contábil em Conquista foi instalada no Colégio Edvaldo Flores. O parlamentar ressaltou a trajetória dos grandes contabilistas que atuaram no município, especialmente Fernando Nascimento, que trouxe a primeira escola de contabilidade. “Ele teve a felicidade de dirigir a Insinuante, e muito contribuiu para nossa cidade”.
Pithon também homenageou o ex deputado Clóvis Flores e demais contabilistas que contribuíram para o crescimento de Vitória da Conquista. O parlamentar fez um resgate histórico da trajetória dos contadores no Brasil, destacando que o dia 22 de setembro marca o Dia de São Mateus, padroeiro dos contadores.O vereador ressaltou o trabalho realizado pelas faculdades conquistenses que possuem o curso de Ciências Contábeis. “Que todos os contabilistas sejam felizes em suas caminhadas na profissão”, declarou.O vereador Hermínio Oliveira (PDT) afirmou que a contabilidade existe há quatro mil anos e trata-se de uma das mais importantes profissões que atuam no sistema financeiro. Para Oliveira, são os contadores que cuidam da gestão econômica das instituições, devendo ter ética, visibilidade e visão para o futuro. “É aos contadores que os empresários recorrem quando precisam de um norte para sua empresa. São séculos de história desses profissionais dos números, dando sustentação e orientando as empresas”, disse.
O vereador Fernando Jacaré (PT) também parabenizou o vereador Gilzete Moreira pela iniciativa em realizar a sessão. Destacou que o profissional de contabilidade é determinante para o bom andamento das organizações financeiras. “Não é fácil ser um contador. Quem sabe das dificuldades é quem atua no cotidiano da profissão”, afirmou. Para o parlamentar, o poder público deve trabalhar para o crescimento da cidade, o que gera a abertura de mais empresas e, consequentemente, amplia o mercado de trabalho para os contabilistas. “Este é um momento de celebração”, declarou, destacando a presença dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis.
O vereador Arlindo Rebouças (PMN) lamentou as constantes mudanças na legislação do país, o que leva ao contador ter que tomar decisões cada vez mais rápidas e precisas. “Graças a Deus porque a tecnologia chegou para ajudar a estes profissionais”, disse. Rebouças ressaltou a importância da sessão que homenageou os contadores, uma iniciativa do vereador Gilzete Moreira. “Nenhuma empresa vive sem o contador”, declarou.
O vereador Ademir Abreu (PT) afirmou que quem desenvolve qualquer atividade comercial precisa de um contador, para dar segurança nas decisões a serem tomadas. Abreu parabenizou o professor Clóvis Flores pela importante contribuição na formação dos contadores que atuam no mercado conquistense.
O vereador Luciano Gomes (PR) também destacou a importância do contabilista no desenvolvimento financeiro do mercado. “Qual empresa cresceria e teria lucro se não fosse o trabalho dos bons contadores?”, questionou o parlamentar.
Para o vereador Jean Fabrício (PCdoB), o contador é responsável pela saúde das empresas. “É através do contador que podemos observar como anda a empresa. Seja no setor privado ou público, esta profissão é imprescindível”, disse. Fabrício ressaltou a importância dos cotabilistas na gestão pública, especialmente no gerenciamento dos recursos públicos. O parlamentar afirmou que vai apresentar projeto obrigando os futuros vereadores a participarem de curso de capacitação para compreender questões contábeis na fiscalização da aplicação do dinheiro público. Afirmpu, ainda, que "o vereador Gilzete é uma das figuras políticas mais sérias do município de Vitória da Conquista e está de parabéns pela iniciativa em realizar a sessão”.
O vereador Joel Fernandes (PTN) também enfatizou a importância do contabilista na administração de qualquer empresa. “Quero parabenizar a todos os contabilistas. Que Deus os abençoem e continue dando forças para que os mesmos continuem a contribuir para o crescimento de nossa cida
de”, afirmou, prestando homenagem ao ex-deputado e professor Clóvis Flores.
O vereador Néu do Gás (PSB) afirmou que existem no Brasil mais de 400 mil contabilistas, que têm contribuído com o desenvolvimento econômico do país. O parlamentar ressaltou a importância de homenagear profissionais como os contadores. “Estamos orgulhosos de receber profissionais que fazem parte do processo de desenvolvimento de Vitória da Conquista”, disse.O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), destacou a importância do contabilista para a dinâmica financeira das empresas que atuam no mercado. “Empresa sem contador é semelhante a um navio sem rumo”, declarou o parlamentar, ressaltando que, mesmo em situações em que são solicitados para prestação de serviços urgentes, os contadores desenvolvem um trabalho de excelência.
Silveira destacou que a Câmara tem debatido temas importantes para a cidade em sessões mistas e especiais. Salientou que, inicialmente, a sessão desta terça-feira (22) estava reservada para a discussão sobre o programa Luz Para Todos, porém, em acordo firmado entre os vereadores, a sessão foi adiada em função da homenagem aos contadores. “O vereador Gilzete está de parabéns pela iniciativa em realizar a sessão. A Câmara está à disposição dos contabilistas”, disse.