08/09/2009 22:49:00
Em seu discurso na sessão desta terça-feira (8), o presidente da Câmara Municipal, vereador Gildásio Silveira (PT), parabenizou o prefeito Guilherme Menezes e o secretário Municipal de Educação, Coriolano Moraes Neto, pela organização dos desfiles de Sete de Setembro, que celebraram a independência do Brasil.
O vereador ressaltou a pontualidade como diferencial no desfile deste ano, o que proporcionou à população uma melhor apreciação das apresentações da Polícia Militar, Exército Brasileiro e escolas públicas e particulares. “Esta é mais uma das marcas deste governo. A pontualidade da programação permitiu que a população apreciasse, num tempo admissível, este tão importante momento cívico”, disse.
Silveira ressaltou que o anseio por liberdade vem se consolidando com as ações do presidente Lula. Citou a quitação da dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI), da dívida externa, o fim do apagão e avanços no combate à fome e à miséria como vitórias do Governo Federal. “A liberdade ainda desejada vem se conquistando ao longo do tempo”, afirmou.
O presidente afirmou, ainda, que a guerra travada no Brasil é contra a fome. Destacou que o país está crescendo economicamente e melhorando a distribuição de renda, promovendo assim a igualdade social. “O Brasil não tinha crédito para comprar um cacho de banana. Hoje, tem capacidade para realizar negócios com a França no valor de R$ 24 bilhões”, disse, ressaltando a conquista da autonomia do Brasil em relação ao petróleo, por meio da exploração do produto no pré-sal.
O sucesso dos programas federais Luz Para Todos e Bolsa Família também foi comentado pelo presidente da Câmara. “Nosso projeto político tem, acima de tudo, o ser humano como prioridade. Quero proclamar esta nossa independência de cabeça erguida”, declarou.
Investimentos em educação - Silveira também destacou os avanços do Governo Municipal, salientando o projeto de reforma de algumas escolas. “Sinto-me orgulhoso em fazer parte do PT e deste projeto político. Todas as ações promovidas são discutidas com a população”, disse, ressaltando seu orgulho em conviver com os demais parlamentares que também fazem parte do projeto que governa a cidade. “Precisamos reconhecer o que é bom e admitir que muitas coisas ainda serão realizadas”, concluiu.
Presidente rebate críticas em relação ao Folha Cidadã – O vereador rebateu as críticas dos vereadores Luciano Gomes (PR) e Arlindo Rebouças (PMN), que questionaram os critérios para a elaboração do jornal impresso da Câmara, o Folha Cidadã. Segundo Silveira, em nenhum momento houve qualquer tipo de censura em relação à publicação dos pronunciamentos dos parlamentares nos produtos de comunicação da Casa. “Quando assumimos esta Casa, o jornal era composto por duas páginas e hoje temos quatro páginas, que contemplam as atividades da Câmara”, disse.
De acordo com o vereador, o trabalho desenvolvido pela Assessoria de Comunicação é isento de qualquer intervenção da Mesa Diretora ou da presidência da Casa. “E necessário que os vereadores verifiquem primeiro o que disseram, para afirmarem se o que foi publicado está ou não condizente com o pronunciamento”, afirmou.
Para Silveira, o trabalho desenvolvido pela ASCOM é de excelência, “elogiado por muitos setores da imprensa, dando transparência às ações da Câmara de Vereadores”. O vereador ressaltou a implantação do programa Rádio Cidadã Notícias, espaço em que os parlamentares são livres para expressarem opinião sobre qualquer assunto.
Sobre os questionamentos do vereador Luciano Gomes em relação ao destaque da sessão que discutiu a agricultura familiar, Silveira afirmou que todas os discursos dos convidados que compuseram a mesa foram contemplados. “Não vejo motivo para os questionamentos em relação ao trabalho da Assessoria de Comunicação”, concluiu, ressaltando que cada vereador é responsável pelos seus pronunciamentos.