01/09/2009 21:08:00
A Câmara Municipal realizou, nesta terça-feira (1º), sessão mista em comemoração aos 150 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil. A sessão foi uma iniciativa do mandato do vereador Ademir Abreu (PT), que destacou a importância da referida Igreja para o Brasil. O parlamentar fez um breve histórico da criação e crescimento da Igreja Presbiteriana, desde o início da Reforma Protestante, até os dias atuais.
Segundo o vereador, a Igreja Presbiteriana é herdeira de uma das expressões da Reforma Protestante do século XVI, cujos líderes iniciais foram Ulrico Zuínglio e João Calvino. Há 150 anos chegou ao Rio de Janeiro o primeiro missionário presbiteriano em terras brasileiras, Reverendo Ashbel Green Simonton. A partir de então, a Igreja Presbiteriana se espalhou por todo o país, se constituindo como uma das mais importantes denominações religiosas do Brasil.
“A Igreja Presbiteriana tem uma relação muito forte com a Bíblia, pois acredita que trata-se da Palavra do próprio Deus”, declarou Abreu, citando passagens do livro sagrado de Neemias. O parlamentar ressaltou a dedicação ao estudo e ensino da Bíblia, características marcantes dos presbiterianos. Segundo Abreu, a prática da leitura da Bíblia incentiva a alfabetização de adultos adeptos da Igreja Presbiteriana, "para que tenham a capacidade de estudar a Palavra de Deus".
O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), parabenizou a Igreja Presbiteriana pelo trabalho desenvolvido em Vitória da Conquista, especialmente por melhorar a vida das pessoas. “Esta Casa se sente honrada em poder homenagear a Igreja Presbiteriana”, disse.