20/08/2009 22:20:00
A Câmara Municipal realizou, na noite desta quinta-feira (20), sessão especial para comemorar o Dia do Maçom. A sessão foi uma iniciativa do mandato do vereador Beto Gonçalves (PV), e contou com a presença de representantes das lojas maçônicas de Vitória da Conquista.
A data é celebrada no Brasil no dia 20 de agosto, e marca o discurso do maçom Golçalves Ledo, um dos primeiros defensores da independência do Brasil. A Maçonaria é uma associação universal de homens livres e de bons costumes, cultivando entre si os princípios da liberdade, democracia, igualdade, aperfeiçoamento intelectual e fraternidade.
O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), destacou a importância da sessão que homenageou os maçons. “Ser maçom é um estado de espírito. É essencialmente praticar o bem. A Câmara se sente honrada em receber representantes das lojas maçônicas conquistenses. Estamos felizes por comemorar tão sublime data com os maçons”, declarou. Silveira citou a solidariedade e elevação espiritual como fundamentos importantes da Maçonaria.
O vereador Beto Gonçalves ressaltou a alegria da Câmara em homenagear as lojas maçônicas de Vitória da Conquista. O parlamentar fez um resgate histórico da Maçonaria no Brasil, destacando a participação da instituição nos principais fatos políticos do Brasil, como a proclamação da independência e proclamação da República.
Gonçalves salientou a presença da Maçonaria em Vitória da Conquista, notadamente em ações filantrópicas e solidárias. “Os baluartes liberdade, igualdade e fraternidade são temas que precisam ser resgatados em nossa sociedade. Essa sessão especial é o reconhecimento por tudo aquilo que a Maçonaria tem feito em nosso município”, disse.