Imagem Câmara discutiu estratégias de prevenção da nova gripe em Conquista

Câmara discutiu estratégias de prevenção da nova gripe em Conquista

Arquivo

20/08/2009 10:54:00


A Câmara Municipal realizou, na última quarta-feira (19), audiência pública para discutir medidas de prevenção contra a propagação do vírus da gripe A (H1N1) em Vitória da Conquista. A audiência foi uma iniciativa dos mandatos dos vereadores Néu do Gás (PSB) e Beto Gonçalves (PV), e contou com a participação de representantes de órgãos ligados a saúde e ao poder público municipal.
O vereador Beto Gonçalves (PV) ressaltou a importância da audiência, que serviu para alertar a população da gravidade da doença e propôr medidas preventivas contra a disseminação da nova gripe. “A Câmara realizou essa audiência pública como forma de alertar a população sobre a gripe suína, e cobrar das entidades ligadas à saúde uma campanha preventiva”.
Segundo o vereador Néu do Gás, a sessão foi importante, pois o assunto está sendo discutido em todo o país, e Vitória da Conquista não poderia deixar de informar a população. “Quanto mais informações tivermos, melhor será a maneira de nos proteger contra esta doença”, disse.
De acordo com o presidente da Comissão de Saúde, vereador Ademir Abreu (PT), é preciso ter cuidados especiais para evitar a disseminação do vírus. “Pessoas que estejam tossindo, com febre alta e espirrando, merecem atenção especial. É preciso que sejam encaminhadas ao serviço de saúde com urgência”, disse. O vereador alertou que este tipo de epidemia, ainda que pareçam estar distantes da nossa comunidade, devem ser encaradas como problema de saúde pública. “Parece que a gripe está longe e quando nos damos conta, percebemos que deveríamos ter nos cuidado mais”, enfatizou.

José Louzada, secretário adjunto de Saúde, disse que o Governo Municipal está trabalhando na prevenção da doença junto às associações de bairro, escolas e sindicatos. Com a proximidade do Festival de Inverno, ações preventivas serão desenvolvidas na estação rodoviária e no aeroporto. “O principal objetivo da Secretaria é informar a população, pois a cidade está num grau de segurança aceitável”, disse.
Mirela Barbosa, coordenadora municipal da Vigilância a Saúde, afirmou que, em Conquista, existem casos suspeitos sendo monitorados, mas ainda não houve confirmação de pacientes com a nova gripe. “O trabalho de monitoração dos profissionais da saúde é intenso. As medidas preventivas vão inibir os possíveis casos que surjam em Conquista”, afirmou.
Segundo Felipe Magalhães, diretor do Hospital Geral, a unidade é referência para atender pacientes com a gripe em estado grave. Ele orientou a população a procurar os postos de saúde que estão aptos a cuidar de pacientes que apresentem os sintomas da doença de forma mais branda. “O hospital de Base é referência para pacientes em estado grave, que já passaram pela atenção básica. Outros hospitais e os postos de saúde podem fazer o atendimento em pacientes com sintomas menos agressivos”, disse.
Também participaram do evento Sílvia Schetinni, coordenadora da 20ª Dires; Célia Tanajura, coordenadora da Direc-20; Niltânia Brito, representando a Secretaria Municipal de Educação; Mônica Trindade, infectologista e André Cairo, presidente do Movimento Contra Morte Prematura (MCMP).

 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30