09/07/2009 21:14:00
A Câmara Municipal realizou, nesta quinta-feira (9), sessão mista para marcar os 38 anos do 9º Batalhão da Polícia Militar em Vitória da Conquista, comemorado no último dia 2. A sessão foi uma iniciativa do presidente da Casa, vereador Gildásio Silveira (PT) e contou com a presença da banda oficial da PM.
Silveira fez um resgate histórico da Polícia Militar e destacou a importância da mesma para o país, salientando os relevantes serviços oferecidos pela PM no estado da Bahia, especialmente em Vitória da Conquista. “São cerca de 30 mil homens e mulheres, distribuídos em todos os Estado, que prestam segurança à nossa sociedade”, ressaltou.
O vereador elogiou o trabalho desenvolvido pelo Ten. Cel. Inácio Paz de Lira Junior e pelo Major Ivanildo da Silva, “que não tem medido esforços para servir com afinco a população de Vitória da Conquista”. Silveira lamentou a incidência de trotes, que atrapalham o trabalho da PM e prestou homenagem aos familiares dos policiais, “que lutam para preservar a segurança da sociedade”.
Ainda em seu discurso de abertura, o presidente destacou dois momentos cruciais na história recente de Vitória da Conquista em que a presença da Polícia foi de fundamental importância. O primeiro momento foi a rebelião no presídio Nilton Gonçalves, “em que a PM conduziu a situação de maneira correta, colaborando para um desfecho sem vítimas”.
Outro momento destacado por Silveira, foi a greve dos policiais militares. Segundo o parlamentar, a greve foi legítima, porém deixou a população em estado de guerra, fazendo com que todos percebessem a importância da PM para a segurança da sociedade.
“São momentos como este que devemos lembrar de homenagear o trabalho da PM. Estamos aqui para apoiar as reivindicações que a Polícia tem feito com o objetivo melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido pelos policiais. É salutar que a população tenha consciência do importante papel da Polícia Militar”, declarou. Silveira sugeriu que a Câmara aprove um Projeto de Resolução incluindo uma sessão especial no calendário oficial da Câmara Municipal em homenagem ao aniversário do 9o Batalhão da Polícia Militar.O Ten. Cel. Inácio Paz de Lira Junior, comandante do 9º Batalhão da PM, ressaltou a importância da homenagem que a Câmara presta à PM. “Normalmente somos convidados para falar sobre nossas falhas. Hoje, porém, é uma noite emocionante, pois podemos apresentar aquilo que fazemos
Resgate histórico - O comandante da PM fez um resgate histórico da corporação em Vitória da Conquista, desde o início da década de 1970, em que foi implantada a PM no município. O Ten. Cel Lira destacou nomes de ex-comandantes que ajudaram a construir a história, como o Major Diógenes Pereira, Ten. Cel. Carlos Sinfrônio de Almeida e Ten. Cel. Esmeraldino Correia.
“Enquanto a população dorme ou se diverte, o PM continua trabalhando. Completar 38 anos nos dá mais responsabilidade do trabalho desenvolvido pela PM”, declarou, ressaltando os projetos sociais implantados pela corporação e o serviço de monitoramento por meio de câmeras no centro da cidade.Parceria com a comunidade - Para o Major Ivanildo da Silva, comandante da Companhia de Ações Especiais do Sudoeste e Gerais (CAESG), o 9º Batalhão da PM cresce na mesma proporção do crescimento de Vitória da Conquista. Silva agradeceu à Câmara pela homenagem prestada e salientou a parceria entre a PM e a população. “Somente com o apoio da comunidade que a PM tem condições de realizar um trabalho eficiente”, declarou, ressaltando a postura acolhedora dos conquistenses.
Já o Major Medeiros, que afirmou ter chegado à cidade recentemente, ressaltou sua satisfação em trabalhar em Vitória da Conquista. “Fui bem recebido quando cheguei aqui, e não pretendo sair desta cidade”, declarou. Medeiros também ressaltou a importância da parceria da comunidade com o 9º Batalhão da PM e afirmou que a mesma é modelo em todo o estado.
O Major Ramon Campelo, que representou os policiais da reserva, emocionado, discorreu sobre sua trajetória enquanto policial militar e ressaltou seu orgulho em ter participado da corporação. “Para mim é uma honra poder participar desta homenagem que a Câmara presta à Polícia Militar”, afirmou.