Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó
28/03/2025 11:25:00
Em seu pronunciamento na sessão desta sexta-feira (28) o vereador Alexandre Xandó (PT) fez um emocionado anúncio da entrega de um poço artesiano à comunidade do Assentamento Joana D'Arc, destacando a importância da água potável para cerca de 30 famílias da região.
Xandó relembrou suas raízes na luta pela terra e o papel que desempenhou, junto à comunidade, desde a ocupação e organização do assentamento, até a atual entrega do poço artesiano. “A entrega do poço é uma vitória para todos nós, uma conquista da comunidade que foi possível graças ao trabalho coletivo e à articulação com o nosso companheiro Lucas Reis e toda a equipe do gabinete”, disse o vereador, se emocionando ao lembrar do esforço coletivo.
O poço artesiano irá beneficiar aproximadamente 30 famílias, proporcionando não só o acesso à água para consumo humano, mas também impulsionando a produção local. Xandó aproveitou para mencionar que, embora tenha conseguido articular a entrega do poço para o assentamento Joana D'Arc, infelizmente o projeto no Assentamento Dandara não obteve sucesso, pois a água não foi encontrada, e novas perfurações precisam ser feitas.
O vereador também destacou os avanços no bairro Bruno Bacelar, com o grupo Novo Olhar, que está promovendo grandes mudanças, incluindo a preparação para o Arraial Flor de Açucena e o desenvolvimento do futsal feminino. “Parabenizo todos os envolvidos no trabalho de revitalização e organização do bairro, especialmente o grupo Novo Olhar, que vem transformando a comunidade com ações culturais e esportivas”, afirmou.
Porém, Xandó também apontou algumas deficiências em infraestrutura, como a falta de faixas de pedestres nas novas praças entregues pela prefeitura, destacando que, sem a devida educação de trânsito, essas áreas podem se tornar perigosas para a população. Além disso, mencionou os problemas que persistem em áreas como a Travessa Portugal e Avenida Espanha, onde ainda há necessidade de melhorias no esgoto e na infraestrutura local.
Em sua fala, Xandó também abordou os projetos de reforma administrativa apresentados na Câmara pela Prefeitura Municipal. O vereador expressou sua preocupação com os impactos financeiros das mudanças, especialmente com a criação de novas secretarias e cargos, como a nova Secretaria de Esportes, e questionou como isso afetará o orçamento municipal.
"É importante entender o impacto orçamentário dessas reformas. Criar novas secretarias e cargos vai consumir uma parte significativa do orçamento, e isso precisa ser esclarecido antes de qualquer aprovação. Estamos atentos, principalmente porque a prefeitura ainda vai votar o reajuste dos servidores. A população e os servidores merecem saber como essas mudanças vão afetar o município", alertou Xandó.
O vereador também manifestou apoio à demanda dos professores por um reajuste na tabela salarial, solicitando que o aumento seja aplicado de forma ampla, e não apenas nas classes iniciais, como sugerido pela prefeitura.
Xandó finalizou sua fala reafirmando a postura de oposição construtiva e destacou que continuará cobrando as respostas necessárias sobre o impacto orçamentário das reformas e ações do governo municipal. "Vamos continuar acompanhando e cobrando transparência em relação ao impacto financeiro dessas reformas. O município precisa ser claro sobre como essas ações vão afetar a população e os servidores públicos", concluiu o vereador.
Por Giselle Trindade