Imagem TRIBUNA LIVRE: Moradores de Bate Pé cobram melhorias para a comunidade

TRIBUNA LIVRE: Moradores de Bate Pé cobram melhorias para a comunidade

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão ItineranteNotícia

24/04/2024 19:10:00

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista, realizou na noite desta quarta-feira, 24 uma sessão itinerante no distrito de Bate Pé. Os vereadores, aproveitaram a oportunidade para receber as demandas dos moradores locais, referentes, principalmente, a educação, saúde e pavimentação.

Quadra poliesportiva - A diretora da escola Eurípedes Perí Rosa, Maria das Graças, falou sobre os benefícios que a escola vem recebendo nos últimos anos. Cobrou uma quadra poliesportiva para os alunos de Bate Pé, que segundo ela, são muito dedicados a comunidade como um todo.  Lembrou que é preciso se investir no esporte para toda a localidade por isso a importância de uma quadra coberta, com vestiário “para servir não só nossos alunos mas toda a comunidade”, disse. Citou a pavimentação afirmando que com ela, os alunos não faltarão mais a escola e as aulas não irão precisar se suspensas por falta de condições das estradas.

O morador da zona rural precisa de grandes obras - Armênio Bispo, professor e morador de Bate Pé há 37 anos, confrontou os vereadores sobre a falta de prioridade dada à educação na zona rural, destacando a ausência de grandes obras na região, especialmente no que diz respeito à infraestrutura básica como água de qualidade. Destacou a participação presente dos vereadores Bíblia e Lúcia Rocha, que estão sempre na região, mas que ainda assim não é suficiente, a região precisa de grandes obras. Expressou sua frustração com a falta de fiscalização no posto de saúde e agradeceu por melhorias mínimas, como a reforma da escola. E para finalizar deixou sua nota de repúdio, em nome da classe de professores, às declarações do vereador Chico Estrella (PDT), que declarou que os professores estavam sendo manipulados pelo sindicato.

Líder comunitário comemora avanços para pavimentação da estrada que liga o Pradoso a Bate Pé -  O presidente do movimento pela pavimentação da estrada que liga os distritos Pradoso a Bate Pé, Júnior Figueiredo, comemorou a conclusão do processo licitatório para levar asfalto para essa região. “O deputado federal Waldenor Pereira esteve na Seinfra e trouxe a noticia de que já foi concluída a licitação para pavimentação dessa estrada. O povo aqui sabe que essa estrada pavimentada trará melhores condições de vida para todos os moradores dessa região”, afirmou.

O líder comunitário destacou a situação da dengue na zona rural do município, demonstrando preocupação com o numero de casos da doença na região de Bate Pé. Junior ainda denunciou a forma como o atendimento médico esta acontecendo em povoados da região. “O atendimento médico acontece dentro de um estabelecimento comercial, dentro de uma venda, dentro de uma bodega. A saúde pública merece muito mais atenção”, concluiu.

Estradas precárias - Senhor Valdiney, presidente da Associação de Moradores de Poço Comprido II, clamou ao Poder Público que dê atenção a situação das estradas do povoado, que está esburacada e de difícil acesso. Além disso, destacou que em conversa com o presidente da Casa do Povo, Hermínio Oliveira, o mesmo garantiu que a iluminação pública é um projeto já em andamento.

A população precisa escolher bem os seus representantes - Fábio Lima, liderança e morador da região de Bate Pé, chamou a atenção da comunidade presente, para tomar conhecimento sobre o papel dos vereadores, para que possam cobrar daqueles que os mesmos ajudaram a eleger e lembrou de diversas obras iniciadas na região que foram deixadas pela metade, a exemplo da Barragem Santa Rita. Fábio pediu o bom senso dos candidatos que foram eleitos para representar a comunidade. Segundo ele, só na região de Bate Pé existem 19 poços artesianos que foram perfurados e não foram instalados, e enquanto isso a população sofre com a falta d’água. Falou ainda sobre a Pavimentação da estrada Pradosos x Bate Pé, e alertou os presentes sobre a importância de não cessar a luta. Criticou o sistema de saúde, que não necessita só de pequenas reformas, mas precisa de um atendimento médico de qualidade.

Pavimentação esperada - O líder comunitário Benigno Ferreira destacou que finalmente a pavimentação da estrada entre Pradoso e Bate Pé sairá do papel. “ Quero parabenizar nosso deputado Waldenor Pereira e nosso governador Jerônimo. É de grande importância essa estrada. Futuramente ela precisa ir até o Amargoso. Lá tem muitas pessoas que muitas vezes precisa rodar por Belo Campo para ser atendido em Vitória da Conquista”, disse ele. “O povo merece essa pavimentação de Pradoso a Bate Pé”, completou.

Dificuldades com as estradas - Arlindo Rebouças, subprefeito do distrito, relatou as dificuldades de solucionar os problemas, principalmente com as estradas, na zona rural. Relatou que além do material, tem a dificuldade de se fazer o trabalho durante o dia e a chuva acabar com todo o serviço durante a noite, “aí temos que escolher entre a chuva ou estrada”, disse lembrando que os dois são importantes. Contou que no ano de 2023 foram feitos mais de 90% das estradas locais. Lembrou do alto fluxo de pessoas que vão em vem do distrito todo dia e pediu união da população e dos parlamentares para chegada de água no distrito, contando que tem locais que chegam a ficar até 4 meses sem água e que mesmo assim a conta chega. Parabenizou toda sua equipe pelo empenho e dedicação e encerrou falando que troca de lâmpadas que será realizada no local.

Maio 2024