Imagem Xandó lamenta falecimento de Pai Léo de Ogum

Xandó lamenta falecimento de Pai Léo de Ogum

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó

03/04/2024 10:20:00

Durante a sessão ordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 03, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o vereador Alexandre Xandó (PT) iniciou seu pronunciamento na tribuna da casa demonstrando sua tristeza e todo o povo de santo de Vitória da Conquista, pela partida do irmão Pai Leo de Ogum. “Queria deixar as minhas condolências aos familiares”.

Falou ainda sobre o projeto de lei apresentado na Casa para que a rua onde fica o terreiro no bairro Renato Magalhães passe a ter o nome de rua Pai de Ogum, “uma homenagem que ainda é pequena diante do tamanho do que ele representou” e contou que em 2016 o mesmo foi candidato a vereador e lamentou que o mesmo já foi vítima de racismo religioso. Xandó aproveitou para ler um trecho de um texto de Pai Léo de Ogum quando foi candidato a vereador, onde dizia que: “Sou um cidadão inconformado com a marginalização social, a violência, o descaso do poder com a própria população e falta de oportunidades para um jovem negro”.

O texto também falava das dificuldades e precariedades em infraestrutura, saúde e lazer para a população. “Através da minha religião, candomblé, contribui para a elevação de autoestima, resgate de pessoas que haviam perdido a esperança, pessoas que foram rejeitadas pelas famílias por conta da identidade sexual, jovens vítimas de homofobia. Sempre colaborei com a recuperação de pessoas viciadas em drogas, desabrigadas e sem estrutura social na sociedade”, concluiu a leitura, finalizando que ele deixa um legado na sociedade.