Imagem RÁDIO CÂMARA: #PODCAST - Câmara Inclusiva EP10 - Políticas Públicas para o Autismo

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaRádio Câmara FM 90.3#podcast - Câmara Inclusiva

01/04/2024 18:30:00

Durante o Podcast Câmara inclusiva desta segunda-feira, 01, a jornalista Carla Simões recebeu nos estúdios da Rádio Câmara 90,3 FM a fundadora da ACAEPA – Associação Conquistense para Atendimento Especializado a pessoa Autista, Vitória Aparecida e Ione Macedo, mãe de criança autista e participante da ACAEPA, para falar sobre o trabalho a instituição e das ações para o dia 02 de abril, dia mundial de conscientização do autismo.

Durante o programa, Vitória falou sobre a fundação da ACAEPA e como ela funciona, quem pode ter acesso ao trabalho oferecido e das dificuldades encontradas para atender todas as famílias que buscam acolhimento. “Hoje temos 14 profissionais que nos ajudam nas diversas áreas, desde o atendimento as famílias até as terapias das crianças”, contou, lembrando que atualmente a ACAEPA atende 47 crianças autistas e suas famílias.

Vitória lembrou de quando recebeu o diagnostico do seu filho, das dificuldades em encontrar profissionais capacitados e das descobertas de um novo mundo. “Eu sempre quis fazer algo que não fosse só para o meu filho e por isso mim juntei a outras mães e hoje apesar das dificuldades, a ACAEPA é uma realidade”, disse.

Ione também contou das dificuldades de encontrar profissionais que possam atender as necessidades do filho e falou como chegou a associação: “diante da dificuldade em encontrar vagas em terapias, me indicaram a ACAEPA e lá fui recebida da melhor forma possível,  hoje meu filho tem um ótimo atendimento e vem evoluindo cada dia mais”.

Além da Associação, as entrevistadas contaram um pouco sobre a experiencia da maternidade atípica, diagnostico e conquistas ao longo de todo o processo. O próximo Podcast Câmara Inclusiva vai ao ar no dia 15 de abril as 17h e vai abordar a questão do diagnostico, como é feito e quando busca-lo.

Todos os programas estão disponíveis no Youtube da Câmara, camaravc

Confira na integra o episódio 10 do PodCast Câmara Inclusiva