Imagem RÁDIO CÂMARA: #PODCAST - Câmara Inclusiva EP06 - Tratamento Multidisciplinar para Crianças Autistas  (Apresentação Carla Simões)

RÁDIO CÂMARA: #PODCAST - Câmara Inclusiva EP06 - Tratamento Multidisciplinar para Crianças Autistas (Apresentação Carla Simões)

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresNotícia#podcast - Câmara Inclusiva

30/10/2023 19:50:00

Tratamento Multidisciplinar em crianças autistas, foi o tema do 6º episódio do Podcast Câmara Inclusiva , transmitido pela rádio Câmara 90,3, e que foi ao ar nesta segunda-feira, 30. A jornalista Carla Simões, recebeu para o bate papo, a fonoaudióloga Marcele Viana, a terapeuta ocupacional Jéssica Ramos e a mãe de duas crianças autistas, Sheila Ribeiro, com o objetivo de mostrar a população a importância da escolha das terapias certas, bem como o alinhamento dos profissionais para o desenvolvimento efetivo das crianças.

Durante o programa, as profissionais explicaram o papel de cada terapia e a importância de cada uma, ressaltando o trabalho em conjunto de todos os terapeutas.  “Precisamos nos comunicar para alinhar o tratamento e fazer com que ele realmente funcione”, falou Jéssica, lembrando que “cada criança tem suas peculiaridades e por isso, cada plano terapêutico é único, cada criança tem uma necessidade e um acompanhamento personalizado”.

Marcele lembrou que o terapeuta passa boa parte do tempo envolvido com a criança e a família e por isso, a importância da confiança entre as partes. “Passamos muito tempo envolvidos com as famílias e quando elas nos entregam seus filhos é porque confiam em nosso trabalho”, disse. Ela explicou ainda, que o trabalho da fonoaudióloga vai muito além do que só fazer a criança falar, “existe todo um processo de comunicação. Trabalhamos as diversas formas para que a criança consiga se comunicar e a fala é a cereja do bolo, o toque final do processo”.

Outro ponto abordado no programa foram as diversas alternativas de terapias existentes para o desenvolvimento das crianças. As profissionais alertaram que a escolha do tipo de tratamento é da família, mas que é preciso ficar atento aos métodos e planos terapêuticos de cada profissional e cada clinica. “Não é só fono, T.O. ou psicologo, existem diversas formas de terapias que ajudam no desenvolvimento das crianças, como por exemplo as atividades físicas, natação, capoeira, balé, futebol e tantos outros, que também ajudam a contribuem bastante para interação social, desenvolvimento motor e outras coisas ligadas ao desenvolvimento da criança”, explicou a apresentadora.

Sheila, mãe de duas crianças autistas, relatou como foi a escolha das terapias para os filhos e como se divide no corre corre da vida pessoal , profissional e de mãe atípica. “ Estudei muito para entender o papel de cada terapia e escolher o melhor caminho para os meninos. Não é fácil, mas quando o resultado vem temos a certeza de que fizemos a melhor escolha e sempre que necessário, cobro e busco informações dos profissionais envolvidos”, contou.

Outra mãe que também relatou o processo de escolha das terapias da filha foi Jamille Santos, mãe de Sofia de 4 anos. “Hoje Sofia faz 6 terapias e todas baseadas em conversas e estudos entre as profissionais que acompanham ela. Fono, T.O., Musicalização, atividade física, psicopedagoga, todas essas fazem parte do dia a dia de Sofia, e todos os profissionais se falam e opinam sobre o melhor caminho pra ela”, falou.

Para quem não pode acompanhar o programa, ele e todas as edições anteriores do Câmara Inclusiva estão no YouTube da Câmara , camaravc. O próximo programa vai ao ar no dia 13 de novembro as 17h.