Imagem Edivaldo salienta a necessidade da implementação do documento de identificação de pessoas com autismos na Bahia

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTBEdivaldo Ferreira Jr.

14/06/2023 10:55:00

Na sessão ordinária desta quarta-feira, 14, realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o vereador Edivaldo Ferreira Júnior (PTB) se pronunciou a respeito de requerimento feito por meio de seu mandato ao Governo do Estado.

O parlamentar afirmou que indicou ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e à Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) que implementem no Estado a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). De acordo com o edil, o documento já está regulamentado por Lei Federal, mas aqui na Bahia ainda não é colocado em prática nos RG das pessoas que têm o transtorno de espectro autista (TEA).

Edivaldo também destacou a visita que fez ao secretário de saúde de Conquista, Vinícius Rodrigues, solicitando a implementação da Cipteia no município, pois há lei aprovada, de autoria da ex-vereadora Nildma Ribeiro, que requer esta política pública na cidade e colocou seu mandato à disposição para a luta em prol das pessoas com TEA.

Por fim, o vereador comentou sobre visita realizada ao programa de convivência Palmas para Conquista, uma parceria entre a Prefeitura, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap-BA), que utiliza no projeto a mão de obra de apenados do Conjunto Penal Nilton Gonçalves, e isso gera um impacto positivo à sociedade, garantiu Edivaldo, pois a cada três dias trabalhados, um é descontado da pena do detento, auxiliando ainda na recuperação e ressocialização dessas pessoas.

Maio 2024