Imagem TRIBUNA LIVRE: Morador pede ações contra barulho em bares e festas na cidade

TRIBUNA LIVRE: Morador pede ações contra barulho em bares e festas na cidade

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão OrdináriaTribuna LivreNotícia

28/04/2023 10:00:00

Durante a sessão ordinária desta sexta-feira, 28, o sr. Rômulo Alves Martins fez o uso da tribuna livre para falar sobre o desrespeito à chamada “lei do silêncio”, em Vitória da Conquista.

Rômulo destacou que moradores de praticamente todos os bairros da cidade e distritos e povoados da zona rural estão sendo desrespeitados por conta do som alto em festas e bares. Ele destacou que os estabelecimentos próximos à sua residência, utilizam sua própria sonorização e rivalizam entre si no barulho.

Em seu pronunciamento, o líder comunitário ressaltou que cada bar tem artistas cantando e tocando com vários instrumentos. “Tem hora para começar e não tem para terminar”, criticou.

Rômulo também salientou que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível aceitável no som é de no máximo 50 decibéis (db), no entanto, ele próprio já fez a medição de picos de 90 db nesses locais. Ele destacou que a exposição a níveis maiores de ruído, causam prejuízos progressivos à audição, além de aumentar o estresse, causando risco de depressão e ansiedade, de doenças cardíacas e elevação do cansaço.

Por fim, ele fez um apelo aos vereadores para que se movimentem a fim de restabelecer o sossego, a paz e a tranquilidade na cidade. “Pensem no idoso, no doente, no estudante, nas crianças, nos autistas, nos trabalhadores que precisam descansar”, comentou.