Imagem Dinho destaca Dia Mundial da Atividade Física e Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPPDinho dos Campinhos

06/04/2022 10:40:00

O vereador Dinho dos Campinhos (PP) iniciou o pronunciamento na Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na manhã desta quarta-feira, 25 destacando a comemoração pelo  Dia Mundial da Atividade Física e Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. O combate ao sedentarismo, segundo ele, é a estratégia número um na luta para diminuir a incidência das doenças crônicas não transmissíveis, a exemplo das doenças cardiovasculares, diabetes, acidentes vasculares cerebrais, câncer de mama e de colo do útero. “Essas enfermidades são responsáveis por 71% de todas as mortes no mundo, incluindo as mortes de 15 milhões de pessoas por ano com idade entre 30 e 70 anos”, disse.

O vereador falou também sobre o plano de ação mundial sobre atividade física e saúde para o período 2018 a 2030, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem como  objetivo incentivar as pessoas a serem mais ativas para um mundo mais saudável. Neste sentido, a OMS  lançou um  plano de ação que mostra como os países podem reduzir a inatividade física em adultos e adolescentes em 15% até 2030, e recomenda um conjunto de 20 áreas políticas, que combinadas, têm o objetivo de criar sociedades mais ativas por meio da melhoria os ambientes.

Dinho destacou que  a pandemia do Coronavírus impôs uma nova rotina com o isolamento social. “Nesses tempos de isolamento social o mais importante é se movimentar, mesmo sem sair de casa, algumas dicas é, por exemplo, iniciar com um exercício que seja de fácil execução e fazer o básico com baixa intensidade”, disse.

Por último, o vereador salientou o 6 de abril como Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, e explicou que a promoção da saúde é o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle desse processo.