Imagem  Câmara Municipal encerra debate sobre Plano Plurianual de Vitória da Conquista

Câmara Municipal encerra debate sobre Plano Plurianual de Vitória da Conquista

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaLuciano GomesComissão de Orçamento e FinançasAlexandre Xandó Chico EstrellaOrlando Filho

05/10/2021 19:26:00

A Câmara Municipal encerrou nesta terça-feira, 5, a Audiência Pública que debateu o Plano Plurianual (PPA), de Vitória da Conquista, para o quadriênio 2022-2025. O encontro foi promovido pela Comissão de Orçamento e Finanças e conduzida pelo presidente desse Colegiado, vereador Luciano Gomes (PCdoB), que voltou a destacar a importância do PPA para que a população conheça as expectativas, planos e metas do Executivo Municipal para os próximos quatro anos.

O secretário de Transparência, Mateus Novais, falou sobre a importância do plano para o futuro de Conquista. Ele ressaltou que a participação da população nesse plano também é muito importante, e destacou os questionários que foram respondidos pelos cidadãos por meio do site da prefeitura. “Nós não temos histórico de fraudes em Vitória da Conquista, nossas leis são bem discutidas e cumpridas”, afirmou.

Para o secretário de Finanças, Jonas Sala, a discussão do PPA é tão importante que chega a ancorar o governo seguinte, sendo um ponto seguro para o futuro dos próximos quatro anos de Conquista.

De maneira didática, ele definiu o PPA como sendo “um plano de governo, traduzido em um esquema de números e ações que favoreçam uma gestão”.

A secretária de Mobilidade Urbana, Tônia Rocha, destacou a nova forma de gestão, proposta pelo Governo Municipal, e chamou atenção para a ausência de ideologias partidárias em discussões que têm a cidade como prioridade. A secretária cobrou ainda uma maior participação popular em discussões como essa.

A secretária de Governo, Geanne Oliveira, retomou o detalhamento do PPA. Desta vez, ela frisou o escalonamento por fontes, explicando a destinação de recursos por áreas. Em resposta aos vereadores que questionaram a alocação de recursos, a secretária justificou o volume de cada investimento. “Não é tudo que está no PPA que pode ser definido como recurso para isso ou aquilo”, afirmou. Ela finalizou sua participação pedindo a colaboração de todos os vereadores na compreensão do plano. “Minha fala aqui é muito mais para contextualizar, pois sei que os vereadores já têm consciência de todo o plano”, pontuou.

Vereadores

O vereador Orlando Filho (PRTB) também pontuou a importância da participação popular nesse debate e falou sobre a obrigação da presença dos vereadores no plenário para discutir melhorias para a cidade.

O vereador Chico Estrela (PTC) cobrou a participação da população e de outros vereadores na Audiência Pública que debateu o PPA. “Quando não há participação popular, ao menos os vereadores deveriam estar presentes”, criticou.

O vereador Alexandre Xandó (PT) falou sobre a dificuldade de elaborar um documento com a complexidade do PPA e cobrou de representantes do Governo Municipal o envio dos documentos em formato impresso para ajudar no manuseio do texto. O vereador também questionou a alocação dos recursos públicos. “O documento prevê a destinação de R$ 1 mil para a elaboração de concurso”, pontuou, questionando se esse investimento viabilizará a realização de concurso público, conforme prometido pela prefeita Sheila Lemos (DEM). Outra pauta levantada por Xandó foram as políticas públicas destinadas à comunidade LGBTQIA+ e o investimento de R$ 100 mil, em apenas cinco ações para esse grupo. Também questionou os investimentos destinados à habilitação e à regularização fundiária na Zona Rural. “Estamos discutindo às cegas, pois não temos essas demarcações de lotes para regularização fundiária”, afirmou. Ele considerou insuficiente o valor anual de R$ 100 mil para a manutenção da Lagoa das Bateias. Para finalizar, Xandó cobrou e apontou para a necessidade de uma política municipal voltada para a reciclagem e a reforma de 15 km de ciclovias por ano no município. “Espero que isso aconteça e vou acompanhar cobrando”, finalizou.