Imagem Comissão de Direitos Humanos recebe representante do povo cigano

Comissão de Direitos Humanos recebe representante do povo cigano

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaLúcia RochaMárcia Viviane Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa da MulherAlexandre Xandó

22/07/2021 11:01:00


A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Vitória da Conquista recebeu nesta semana, o presidente do Instituto Cigano do Brasil (ICB) e membro consultivo da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB Ceará, Rogério Ribeiro.

O objetivo da visita de Rogério foi pedir o apoio da Câmara na mediação do episódio envolvendo a Polícia Militar e alguns ciganos de Vitória da Conquista, e que, segundo ele, estaria comprometendo a segurança de toda a comunidade cigana do município. O conflito teve início no dia 13 de julho deste ano, quando dois policiais militares foram mortos no Distrito de José Gonçalves. 

O presidente do ICB apresentou um documento assinado por mais de 100 entidades e personalidades (associações ciganas do país e diferentes personalidades da cultura e da ciência), e um relatório minucioso elaborado pelo instituto, no qual consta detalhes do conflito e a investigação em andamento. Ele repudiou todo ato de violência oriunda de qualquer uma das partes e disse que os acusados devem responder na justiça por seus atos. “Esperamos que esse conflito seja resolvido sem mortes e sem retaliações à comunidade cigana, composta por muita gente de bem”, afirmou. 

Segundo a vereadora Viviane Sampaio, Rogério Ribeiro foi bastante tranquilo em suas ponderações quando reforçou que não estava na cidade para proteger os envolvidos e sim para mediar o conflito. “Foi uma conversar tranquila, ele nos entregou cópias de documentos e diligências e nós passamos para ele as cópias das ações da Comissão de Direitos Humanos encaminhadas ao Ministério Público, todas relacionadas ao episódio. E vamos continuar acompanhando as investigações”, disse. 

A Comissão de Direitos Humanos é composta pelos vereadores Viviane Sampaio (PT), Alexandre Xandó (PT) e Lúcia Rocha (MDB). 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30