Imagem Viviane cobra organização na vacinação e questiona prefeita sobre controle da pandemia

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTMárcia Viviane

21/05/2021 10:50:00

Em seu pronunciamento na Sessão Ordinária desta sexta-feira (21), realizada  pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), a vereadora Viviane Sampaio (PT) comentou uma nota publicada na última quinta-feira (20), no site da Prefeitura Municipal, em relação às dificuldades que a população do município tem tido no acesso à vacinação.

Sampaio afirmou que a nota tenta “claramente culpabilizar a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia” e que, na verdade, a responsabilidade pela aquisição, logística, conservação e distribuição é de competência única do Governo Federal. A vereadora explicou que o Governo do Estado apenas recebe as vacinas, distribui entre os núcleos regionais e estes redistribuem para os municípios baianos.

“Quero dizer que o Estado da Bahia desponta como o melhor estado em indicador de eficiência e eficácia na distribuição e nos indicadores de vacinação”, afirmou Viviane, e apontou a culpa da falta dos imunobiológicos para a vacina como sendo única e exclusivamente do governo do presidente Jair Bolsonaro, o que, segundo a vereadora, está sendo comprovado pela CPI da Covid-19.

A vereadora destacou que desde o início da vacinação, as Comissões de Saúde e a Especial de Enfrentamento à Covid-19 têm detectado problemas em Vitória da Conquista que vão desde a falta de organização e de planejamento à inovação e logística. Sampaio ainda mencionou um requerimento feito pela Bancada de Oposição no início da vacinação, cobrando a relação de todos os trabalhadores da saúde que foram ou seriam vacinados no município, justamente para fiscalizar e evitar que aconteçam fraudes.

A edil reforçou que é preciso mais organização, planejamento e transparência, principalmente na vacinação com atestado de comorbidade, pois muitas fraudes têm ocorrido.

Entrevista da prefeita – Viviane Sampaio relatou em seu discurso uma entrevista da prefeita Sheila Lemos (DEM) à Rádio Melodia FM na última semana. “Eu tomei conhecimento de uma entrevista na Rádio Melodia, no dia 15 de maio, na qual a prefeita declarou, no final do ano passado, que a pandemia do coronavírus está controlada na Joia do Sertão Baiano”, denunciou a vereadora. “Eu quero perguntar à prefeita Sheila onde está esse controle da pandemia”, indagou Viviane.
Ela afirmou que isso transmite uma falsa sensação à população e traz consequências danosas para o município, pois as pessoas relaxam no isolamento social e nos cuidados do combate ao vírus da Covid-19. “Vamos realmente tratar com seriedade os indicadores que estão, inclusive, publicizados pela própria Secretaria Municipal de Saúde”, disse Viviane.

Maio 2024