Imagem Xandó pede manutenção das atividades da CredUesb nos campi da universidade

Xandó pede manutenção das atividades da CredUesb nos campi da universidade

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó

19/05/2021 10:10:00

Durante pronunciamento na Sessão Ordinária desta quarta-feira (19), realizada pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), o vereador Alexandre Xandó (PT) abordou temas como a prioridade de vacinação para rodoviários, a dificuldade enfrentada pela CredUesb e a criação de Conselho Municipal para tratar da questão LGBTQIA+ em Vitória da Conquista.

No início do discurso, Xandó elogiou e prestou solidariedade aos rodoviários que atuam no município e têm se movimentado em busca da vacinação para a classe. “É uma categoria que sofre muito com os males da Covid-19 em todo o Brasil. Perdemos muitos rodoviários e rodoviárias”, disse Xandó, que ainda destacou um relato emocionado de uma rodoviária que disse temer pela sua vida no horário de pico, devido à grande quantidade de pessoas aglomeradas no ônibus. O vereador afirmou que seu mandato soma coro a essa demanda da categoria dos rodoviários para que, em breve, possa ser iniciada a vacinação para essa categoria.

Situação da CredUesb – O vereador também destacou a delicada situação na qual se encontra a CredUesb, vinculada ao Sicoob, um serviço financeiro que funciona na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) desde  1998 e que corre o risco de ser retirado do campus de Vitória da Conquista e dos demais campi. “A CredUESB é um patrimônio da comunidade universitária que engloba professores, funcionários e inclusive presta apoio aos estudantes”, afirmou Xandó, e completou: “Quando eu tinha minha comissão de formatura na época de estudante da Uesb, nós fomos acolhidos pela CredUesb, que prestava serviços lá”, completou.

Alexandre afirmou que essa cooperativa não é um banco e, então, a partir do acordo que foi firmado entre o Governo do Estado da Bahia e o Banco do Brasil, compreende que essa medida não deveria atingir q CredUesb. “Clamamos ao Governo do Estado que revise essa decisão e mantenha as atividades da CredUesb dentro dos campi”, disse Xandó.

Causa LGBTQIA+ - O vereador Alexandre Xandó destacou a movimentação que aconteceu na última segunda-feira (17), Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, quando foi realizada uma Audiência Pública na Câmara Municipal, com a representação de diversos segmentos sociais e políticos do município. Ele também anunciou uma ação do seu mandato e do Movimento LGBTQIA+, junto à prefeita Sheila Lemos (DEM), quando foi apresentado um documento com reivindicações relacionadas à saúde da população LGBT e uma demanda por um programa específico na Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), focado na  qualificação profissional para a população LGBT, com ênfase especial no público “T” (travestis, transexuais e transgêneros).

Por fim, o vereador Alexandre Xandó revelou já ter encaminhado uma indicação para a prefeitura que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Diversidade Sexual e Identidade de Gênero.

Live Online
 PodCast

RÁDIO CÂMARA: #AUDIOCAST - Vozes Empoderadas - EP08 - A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Veja mais episódios