Imagem Lúcia apresenta Projeto de Lei que assegura manutenção da função de cobrador nos ônibus

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaLúcia RochaMDB

19/05/2021 10:05:00

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta quarta-feira, 19, pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), a vereadora Lúcia Rocha (DEM) destacou o Projeto de Lei Nº 053/2021, de sua autoria, que assegura a manutenção da função de cobrador nos ônibus que atuam no transporte coletivo urbano.

“Ele tem a finalidade de atender três questões que afligem os trabalhadores e os usuários do sistema de ônibus na cidade. A primeira é a ameaça de eliminação de cerca de 300 postos de trabalho, com a instalação do sistema de catraca eletrônica. Sabemos que o desenvolvimento tecnológico é um processo importante nos dias atuais, mas, não quer dizer, que se deve ignorar os males sociais que serão causados, que beneficiam alguns e prejudicam muitos”, explicou a parlamentar, em justificativa ao projeto. A segunda questão é a necessidade dos usuários de ônibus contar com um profissional capacitado e disponível para orientação visando comodidade e que o sistema atenda a população com a qualidade necessária”, emendou.

Lúcia apontou ainda que a segurança é mais uma questão que sofre com a ausência dos cobradores. “A terceira questão é sobre a segurança dos trabalhadores, dos usuários e do próprio sistema. Num cenário de violência, a presença do cobrador no ônibus auxilia o motorista a tomar medidas preventivas para evitar que as cenas criminosas aconteçam”, avaliou a vereadora.

Demandas da Zona Rural – Lúcia relatou que tem realizado visitas para colher as demandas da população rural. “Estive no Povoado de Poço Verde colhendo demandas para melhorias naquela localidade, pude conferir que o poço artesiano que nós conseguimos levar, através de emenda parlamentar, está inativo porque a bomba se encontra queimada, quero pedir aqui a atenção da Secretaria de Agricultura, que sempre nos atende muito bem, para que o quanto antes seja resolvida essa situação”, cobrou.

Outro pedido apresentado por ela foi a pavimentação da estrada eque liga as comunidades de Corta Lote e Poço Verde. “A pavimentação trará muitos avanços, desde melhoria na locomoção dos moradores, como na melhoria de qualidade de vida”, argumentou.