Imagem Viviane denuncia erros graves na vacinação contra a Covid-19 e dispara: “estão querendo abafar”

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTMárcia Viviane

28/04/2021 10:35:00

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta quarta-feira, 28, pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), a vereadora Viviane Sampaio (PT) fez denúncias de graves erros na vacinação contra a Covid-19 no município. De acordo com a parlamentar, aos menos três conquistenses teriam tomado a segunda dose das vacinas de fabricantes diferentes, o que está em desacordo com as orientações do Ministério da Saúde.

“Dia 22 de abril, a Folha de São Paulo trouxe uma matéria informando que mais de 16 mil pessoas tomaram doses trocadas contra a Covid-19. Depois, no dia 25 de abril, o Blitz Conquista também trouxe uma matéria identificando uma pessoa, de forma anônima, que também tomou a primeira dose do Butantã e essa pessoa foi tomar a segunda dose e tomou  a Oxford/Astra Zêneca”, disse a vereadora, em tom de denúncia.

Sampaio explicou ainda que a orientação do Ministério da Saúde é de que as duas doses da vacina sejam do mesmo fabricante, devido às diferenças das vacinas. “Pelo Ministério da Saúde, a primeira dose pode ser de qualquer fabricante, mas a segunda dose tem que ser do mesmo fabricante da primeira dose”, apontou ela. “São vacinas diferentes, com intervalos, inclusive, de tempo diferente”, detalhou.

Viviane ressaltou que a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) enviou ao Blitz Conquista uma nota em que nega a ocorrência, mesmo havendo comprovação através de cartão de vacinação. Confira a íntegra da nota enviada pela Secom:

“A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, embora exista informação dessa ocorrência em outras cidades, em Vitória da Conquista não há registro de caso de um mesmo paciente ter recebido doses de vacinas de fabricantes diferentes.

A SMS esclarece que antes de receber a segunda dose, o paciente apresenta o cartão de vacinação e a equipe de Saúde checa qual a vacina foi aplicada na primeira dose.

Esta é uma orientação que tem sido seguida à risca.”

Apesar da negativa do Governo Municipal, a vereadora disse que também recebeu outros dois cartões de vacinação em que ficou registrado a aplicação de doses de diferentes fabricantes das vacinas em um mesmo cidadão. “Eu também recebi mais dois cartões diferentes desse que o Blitz Conquista divulgou. A Secretaria de Saúde tem ciência desses casos, inclusive foram idosos acamados que receberam essas doses da vacina. Se estão emitindo uma nota que não ocorreu, isso é muito grave”, apontou.

“Existe um sistema próprio do Programa Nacional de Imunização que é pra notificar qualquer tipo de erro de vacinação ou efeito adverso e isso a Secretaria de Saúde não fez. Isso está mostrando a falta de transparência num caso grave, que estão querendo abafar”, prosseguiu Viviane, na acusação.  Além disso, segundo Viviane, a secretária de Saúde, Ramona Rocha, e a equipe técnica da Vigilância Sanitária, atuam para evitar que o caso seja divulgado. A secretária e equipe técnica da Vigilância estiveram na unidade de saúde com a orientação de trocar os cartões das pessoas para encobrir essa falha”, revelou.

De posse dos cartões, Viviane disse que acionará o Ministério Público para que o caso seja investigado. “Tem que ser tratada a coisa de forma séria. Estarei, de posse desses cartões, enviando uma representação ao Ministério Público, para que essas pessoas sejam ouvidas. A maioria dos trabalhadores está realmente com medo. Foram coagidos para ficar em silêncio”, disse Viviane, pedindo ainda às pessoa que não aceitem a troca de seus cartões de vacinação. “Olhem o cartão e vejam se a primeira e a segunda doses são do mesmo fabricante” pediu ela, recomendando que, caso percebam o erro acionem a Ouvidoria do Município.

Maio 2024