Imagem Xandó denuncia situação do Posto de Saúde da Urbis VI: “Estamos diante de covidários”

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó

12/03/2021 10:40:00

Em seu pronunciamento na Sessão Ordinária desta sexta-feira, 12, realizada pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), o vereador Alexandre Xandó (PT) denunciou a superlotação no Posto de Saúde da Urbis VI, que atende também aos moradores do Renato Magalhães, Morada Real, Vila Elisa e Santa Mônica. A denúncia foi formulada a partir de uma visita do vereador à unidade de saúde, na manhã desta sexta-feira.

“Infelizmente, a realidade é de filas. E numa fila que há, inclusive, várias pessoas sintomáticas e aguardando fazer teste para a Covid-19. Estamos diante de ‘covidários’ na nossa cidade.”, denunciou Alexandre.

Xandó questionou a existência das filas e informou que o posto sofre há anos por falta de equipe de saúde da família. “É uma zona muito grande da cidade, e pelo previsto na legislação do SUS já deveria ter três equipes de saúde, mas segue apenas com duas”, afirmou o vereador.

O parlamentar lembrou que no início da pandemia de Covid-19, o prefeito Herzem Gusmão aderiu a um programa do Governo Federal que alterou a estrutura do posto de saúde, na perspectiva de ampliar o horário de atendimento. A medida, na visão de Xandó, a princípio, seria interessante para a população com o horário estendido das 7h às 19h.

Contudo, o vereador afirma que em vez de maior atendimento, o que aconteceu foi uma redução. “Antes tínhamos horário reduzido, mas existiam dois médicos e duas enfermeiras pela manhã, e dois médicos e duas enfermeiras à tarde”, disse Xandó, que completou: “E o que passamos a ter foi um médico e uma enfermeira pela manhã e um médico e uma enfermeira de tarde. Então foi uma redução de atendimento à população”.

Segundo o edil, hoje tem apenas um médico realizando o atendimento num posto de saúde que deveria ter três. Ele aproveitou para cobrar providências da Prefeitura Municipal para a situação dos postos de saúde em outras regiões da cidade: “Também recebemos a notícia de que o Distrito de Cercadinho está sem médico, pois um médico acabou de passar na residência e isso chama a nossa atenção. A Comissão de Saúde já buscou em outros locais e identificou a ausência de médicos.”, disse, denunciando  também problemas estruturais em posto de saúde no bairro Nova Cidade.

Por fim, Alexandre Xandó destacou que no próximo domingo (14) completam-se três anos desde o assassinato da vereadora Marielle Franco, do PSOL-RJ. “Uma mulher guerreira que se transformou tragicamente em símbolo internacional da luta contra todo o tipo de opressão”, destacou o vereador. “Marielle se tornou semente e está germinando em cada vida que quer derrotar esse sistema opressor, que faz de tudo para deslegitimar a luta do povo pela igualdade, justiça e respeito”, finalizou.

Maio 2024