Imagem Viviane Sampaio diz que cidade vive momento preocupante com a Covid-19: “Os números não deixam dúvidas”

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTMárcia Viviane

19/02/2021 10:55:00

Em seu pronunciamento na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), nesta sexta-feira, 19, a vereadora Viviane Sampaio (PT) apontou que o momento da cidade em relação à Covid-19 é preocupante. “Os números que são publicados diariamente não deixam dúvidas. Em cinco dias, tivemos uma taxa de ocupação que variou de 85,7% a 95,7%. Nós iniciamos a semana com 285 óbitos e ontem fechou com 293. Nós tivemos 478 casos confirmados”, detalhou a vereadora, que é presidente da Comissão de Saúde da Casa.

“Participei da reunião do Comitê de Crise. É lamentável o Poder Público Municipal reafirmar que os dados de Vitória da Conquista são confortáveis”, disse Sampaio, e completou: “Não se pode dizer que os dados de Vitória da Conquista são confortáveis”, disse, com base nos dados apresentados.

Para a parlamentar, que é enfermeira e ex-secretária de Saúde do município, é preciso trabalhar para reduzir as taxas de contaminação. “O Comitê de Crise precisa se debruçar urgentemente nas medidas de controle efetivas. O Toque de Recolher apenas trata uma ponta do iceberg”, analisou.

Viviane Sampaio defende a retomada e aplicação do Plano de Reabertura do Comércio, elaborado pela própria Prefeitura, que foi divulgado em 30 de maio do ano passado. “De acordo com os dados epidemiológico, o município definia se mantinha, avançava ou retrocedia nas medidas de flexibilização”, cobrou ela.

Ações da Comissão de Saúde – Viviane Sampaio detalhou ainda a reunião da Comissão de Saúde, presidida por ela e que conta ainda com os vereadores Ricardo Babão (PCdoB) e Dinho dos Campinhos (PP), com a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira. “A Comissão de Saúde já iniciou os seus trabalhos. Tivemos uma audiência com a secretária municipal de Saúde, Ramona. Fizemos diversas cobranças em relação à falta de medicamentos, que persiste, à falta de médicos em algumas unidades de saúde, o remapeamento da Atenção Básica, principalmente para a realização de concurso público para agentes comunitários de saúde. Expressamos a nossa preocupação com o Plano de Vacinação”, contou a vereadora.