Imagem TRIBUNA LIVRE: Ambientalista critica ineficiência das autoridades competentes sobre a Via Bahia

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão OrdináriaTribuna LivreNotícia

19/02/2021 10:00:00

Durante a Sessão Ordinária desta sexta-feira, 19, o ambientalista e líder comunitário Wesley Brito usou a tribuna livre para falar sobre a atuação da Via Bahia no trecho da BR-116 que corta Vitória da Conquista. As críticas foram referentes às obras ainda não concluídas.

Wesley criticou o não-cumprimento do contrato que a empresa firmou junto ao Governo Federal para a manutenção, conservação e recuperação da rodovia através da cobrança de pedágio. “Esse contrato dá margem à morosidade e ineficiência das autoridades competentes. Eles não estão conseguindo nem revogar um contrato que atrasa a vida dos baianos”, afirmou Wesley.

Ele destacou também as cobranças que o Movimento Amigos da Cidadania tem feito ao Poder Público para solucionar essas demandas. “Desde 2014, estamos solicitando à Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, DNIT, Polícia Rodoviária Federal e Via Bahia as intervenções de trânsito e melhorias na via para preservar vidas que têm sido ceifadas precocemente”, lamentou Wesley.

Wesley informou também que entrou com uma representação no Ministério Público, em 2017, requerendo iluminação, sinalização e melhorias nas regiões do Centro Industrial e da Pousada da Conquista. “Fomos atendidos parcialmente nessas demandas”, garantiu Wesley. Ele ressaltou ainda que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCU) vê indícios de irregularidades na obra de adequação da BR-116, na Bahia. “Em 12 anos de concessão, a concessionária realizou menos de 12% das demandas entregues a ela”, finalizou Wesley, apostando em governos posteriores para resolver essa situação.