Imagem Valdemir cobra projetos de apoio aos profissionais da cultura durante pandemia

Valdemir cobra projetos de apoio aos profissionais da cultura durante pandemia

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTValdemir Dias

05/06/2020 10:50:00

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada remotamente na manhã desta sexta-feira, 5, o vereador Valdemir Dias (PT) cobrou do prefeito Herzem Gusmão projetos de apoio aos profissionais da cultura em Vitória da Conquista durante a pandemia, para que o município possa ser beneficiado com os recursos disponibilizados pela Lei Aldir Blanc, aprovada na quinta-feira, 4, pelo Senado Federal.

“Ontem tivemos a feliz notícia de que a Lei de Emergência Cultura, a Lei Adir Blanc, foi aprovado no Senado. Essa é uma vitória dos profissionais da cultura”, disse Valdemir em tom de comemoração.

O parlamentar alertou que os municípios terão até 60 dias para apresentar os projetos para beneficiar os trabalhadores da cultura, que desde o início da pandemia estão vivendo com dificuldades, já que as atividades culturais foram a primeiras a serem paralisadas e provavelmente serão as últimas a retornarem. “A prefeitura terá o prazo de no máximo 60 dias para apresentar projetos de apoio à categoria, se não for apresentado esse recurso volta para o Estado. Não podemos deixar que isso aconteça”, apontou Dias.

“A Lei vai destinar mais de R$ 3 bilhões que serão distribuídos aos estados e municípios. Vitória da Conquista vai receber mais de R$ 2 milhões”, contabilizou Valdemir, ressaltando que vem fazendo proposições neste sentido e não tem recebido respostas do Governo Herzem. “Já venho fazendo esse debate sobre a necessidade de apoio aos artistas e produtores locais desde o mês passado. Apresentei um conjunto de proposta à prefeitura, mas até hoje não tivemos resposta. Ampliamos o debate com audiência pública, a Secretaria de Cultura não enviou representante”, disse o edil reclamando da inoperância que marca a gestão cultural do município.

Valdemir defendeu que, além dos recursos federais, a prefeitura invista recursos do Tesouro Municipal em apoio aos profissionais do setor. “Além da verba via Lei Emergencial, a prefeitura deve e pode ampliar o apoio com recursos municipais. No conjunto de propostas que enviei, deixei bem claro que os recursos que seriam destinados a festividades antes agendadas como São João e Natal podem e devem ser convertidos em apoio para a categoria”, solicitou.

O parlamentar finalizou ressaltando que a causa dos profissionais da cultura tem o apoio de seu mandato. “A luta em defesa dos profissionais de cultura também é nossa”, garantiu.

*Fotografia de arquivo. As sessões estão acontecendo remotamente.

Maio 2024