Imagem Cori destaca  importância da  Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos do HGVC e repudia atitude de Salomão

Cori destaca importância da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos do HGVC e repudia atitude de Salomão

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaCoriolano MoraesPT

15/05/2020 10:58:00

O vereador Coriolano Moraes (PT) usou seu tempo referente à sessão virtual de sexta-feira (15), interrompida por conta de uma queda energia, para ressaltar a importância do Hospital Regional de Vitória da Conquista no processo de captação de órgãos e tecidos. “Quero reiterar o apoio a toda equipe do Hospital de Base, é uma unidade hospitalar que ocupa o terceiro lugar em captação de órgãos no Estado”, falou.

Segundo o parlamentar, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT - em funcionamento na cidade desde 2007, é responsável por orientar, coordenar e controlar a identificação de potenciais doadores, além de promover a captação e os transplantes de órgãos e tecidos. “É formada por uma equipe multiprofissional da área de saúde, exigida pelo Ministério da Saúde, e coordenada pela médica Edney Nascimento Matos. Fazem parte também da equipe a médica neurologista Maíra Katarina Franco, a assistente social Eloneide Pacífico Caracas, os enfermeiros José Coqueiro Neto, Luciana Miranda Soares e Luã Lima, além da secretária Vitória Silva Leite”, contou.

O parlamentar lembrou que desde a instalação em Vitória da Conquista, a Comissão já fez a capta-ção de 126 múltiplos órgãos e de 633 córneas, beneficiando assim centenas de pessoas que aguarda-vam na fila de transplante do Estado e também em outros centros urbanos do país. E lembrou que frequentemente são realizadas palestras de conscientização em estabelecimentos educacionais e tam-bém para profissionais que atuam na área de saúde e estudantes universitários.

Ressaltou ainda a excelência do trabalho de toda a equipe do hospital e parabenizou o diretor-geral e médico Geovani Moreno, os diretores-clínicos Maria Teresa Garcia e Jean Meira, além de Humberto Carvalho, diretor-administrativo, e Josana Mota, diretora-financeira. “Parabéns a todos pelo excelen-te trabalho”.

Repúdio – O vereador Cori usou parte do seu pronunciamento para repudiar a postura do vereador David Salomão (PRTB), que, segundo ele, tem exposto a imagem dos colegas nas redes sociais, por seguirem o parecer contrário (PAR 26/2020) ao PL 33/2020, do dia 05 de maio de 2020, pedindo a revogação em regime de urgência o Decreto Municipal 20.273, de 26 de abril de 2020. “Cada vereador com a sua posição, cada mandato que debata e garanta um bom trabalho, mas  você tem usado a minha imagem de forma indevida em suas redes sociais, e nós não vamos aceitar esse desrespeito”, chamando a atenção para a Lei Orgânica do Município, que estabelece que a Câmara não pode derrubar decreto.

*Fotografia de arquivo. As sessões estão acontecendo remotamente.