Imagem Viviane diz que Conquista não está em situação confortável com taxa de letalidade de 10%

Viviane diz que Conquista não está em situação confortável com taxa de letalidade de 10%

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTMárcia Viviane

29/04/2020 16:28:00


Na sessão ordinária desta quarta-feira (29), realizada pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), a vereadora Viviane Sampaio (PT) parabenizou a Comissão Especial de Enfrentamento à Covid-19 pela realização da audiência pública por videoconferência com representantes da sociedade civil, a exemplo da Prefeitura, Uesb, OAB, Conselho Municipal de Saúde e Santa Casa, na tarde da última segunda-feira (27). Segundo ela, o município ainda tem muito a fazer com relação às ações de combate ao coronavírus, como a publicização do Plano de Enfrentamento e do Plano de Investimento dos R$ 7 milhões e das emendas dos deputados da cidade, a exemplo da emenda do deputado Waldenor Pereira (PT), no valor de um milhão e meio. “Conquista não está em situação confortável com três mortes por coronavírus e 31 casos confirmados, figurando com um percentual de 10%, bem acima da média nacional de 6.8%, e estadual de 3,5%”.

Segundo Sampaio, o número de pessoas aguardando resultados e coleta é superior ao de casos confirmados e curados, e o isolamento social horizontal não está acontecendo, o que se verifica pelo tamanho das filas bancárias e pela aglomeração de pessoas nas feiras livres. “As medidas de isolamento precisam ser mais rigorosas”, disse.

Dengue – A vereadora destacou também o avanço dos casos de dengue em Conquista, com três mortes por dengue hemorrágica, o que implica em preocupação com outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, como a Zica e a Chikungunya, que também podem ser fatais. “Na gestão de 20 anos do PT isso nunca ocorreu, temos que lamentar e pedir medidas eficientes, eficazes e rígidas, o prefeito disse durante a sessão de abertura dos trabalhos desta Casa, no dia 7 de fevereiro, que os casos de dengue em Conquista tinham sumido, aí é que mora o perigo, baixar a guarda, disse que o cata-bagulho seria o responsável pelo fim da dengue, eu digo que epidemiologia não se trata assim, é preciso vigilância”, ressaltou, aproveitando para parabenizar o trabalho do Conselho Municipal de Saúde por cobrar da prefeitura as medidas de cálculo da Covid-19. “Volto a repetir que nós não estamos em situação coinfortável, agora que o Lacen será descentralizado teremos a radiografia real da situação, vamos contribuir pedindo as pessoas que fiquem em casa porque a taxa de letalidade dispara em relação ao Brasil e à Bahia”.  

Fotografia de arquivo. As sessões estão acontecendo remotamente.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30