Imagem Professor Cori condiciona elaboração de planejamento técnico para reabertura do comércio

Professor Cori condiciona elaboração de planejamento técnico para reabertura do comércio

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaCoriolano MoraesPT

24/04/2020 16:08:00


Na sessão da Câmara de Vereadores desta sexta-feira (24), realizada por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR), o vereador Professor Cori (PT) afirmou que não se pode simplificar o debate sobre o enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus. Para ele, o foco principal é preservar a vida e as garantias de acesso ao atendimento no sistema de saúde. “A  partir daí, busca-se recuperar a economia por meio de investimentos maciços a serem feitos pelo poder público, e sempre que possível, em parceria com a iniciativa privada”, falou.


O parlamentar ressaltou que é preciso “debater de forma responsável o retorno do funcionamento do comércio de Vitória da Conquista para que haja o planejamento das atividades comerciais e industriais, com todos os cuidados necessários para não colocar em risco a vida”. Ele condicionou a reabertura à existência de uma estrutura de retaguarda com disponibilidade de leitos de UTI, respiradores mecânicos, quantidades de testes suficientes e com profissionais devidamente treinados.


O edil também defendeu um plano de emergência, “amplamente discutido e construído com técnicos e especialistas, de forma a garantir a saúde humana”. De acordo o vereador, “todos esses cuidados requerem responsabilidade econômica aliada à responsabilidade social”. Ele destacou que é preciso assegurar o distanciamento social e o isolamento de grupos de risco, além de evitar aglomerações. O vereador falou da possibilidade de funcionamento das atividades em dias alternados, com a disponibilização de materiais de higiene para trabalhadores e consumidores.


“Em um país que já vinha sendo gravemente afetado pelo alto número de desempregados. e trabalhadores informais, sem direitos, o impacto econômico adicional provocado pelo coronavírus tem sido brutal. Também fica evidente que não é possível proteger a saúde da população e conter a transmissão de coronavírus no Brasil sem garantir um nível de funcionamento da economia que assegure renda para a população”, alertou o parlamentar. 

Em sua fala, Cori ainda cobrou da Prefeitura Municipal a continuidade dos pagamentos de salários dos servidores sem quaisquer cortes no primeiro quadrimestre de 2020. Ele ressaltou que a solicitação oficial de seu mandato foi subscrita pelos demais vereadores.


Fotografia de arquivo. As sessões estão acontecendo remotamente.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30