Imagem Professor Cori condena possível corte em salários de professores da zona rural

Professor Cori condena possível corte em salários de professores da zona rural

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaCoriolano MoraesPT

22/04/2020 13:43:00

Na sessão da Câmara de Vereadores desta quarta-feira (22), realizada pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), o vereador Professor Cori (PT) destacou temas relacionados aos impactos da Covid-19 que precisam ser urgentemente tratados pela Casa. Ele frisou que a Câmara vem acompanhando a situação da pandemia e propondo ações. “Estamos trabalhando muito para defender os seus direitos constitucionais”, detalhou.

O parlamentar, que compõe a Comissão de Educação da Câmara, condenou o possível corte em salários de professores da rede municipal que atuam na zona rural. Os professores foram notificados de que a prefeitura poderá cortar gratificações por exercício do cargo fora dos limites urbanos da cidade. O valor corresponde a 20% do salário que recebem atualmente. Cori afirmou que o primeiro quadrimestre escolar ainda não foi fechado e também não existe notícia de redução de repasses constitucionais, inclusive os destinados à educação, por parte do Governo Federal, que justificaria os cortes.

Cori ressaltou que solicitou reuniões com o setor, especialmente com o secretário municipal de Educação, Esmeraldino Correia, para tratar do assunto. Ele ainda pediu o apoio das comissões de Finanças e Orçamento e de Fiscalização dos Atos do Poder Executivo para averiguar essa situação.

Em sua fala, o vereador também cobrou da prefeitura a instalação de um hospital de campanha. Cori sugeriu espaços como o prédio onde funcionou a CUPE ou o antigo aeroporto. De acordo com o edil, mesmo com as requisições, a prefeitura ainda não se manifestou. Para ele, a gestão municipal não pode esperar a situação se agravar para tomar iniciativa como a implantação de um hospital de campanha. O vereador explicou que até para se discutir a abertura gradual do comércio é necessário discutir as medidas que poderão garantir a segurança da população.

Professor Cori ainda cobrou da prefeitura intervenção nas estradas da zona rural deterioradas pelas últimas chuvas. Ele relatou que em muitas localidades o mato tomou conta das vias e existem muitos buracos.

Fotografia de arquivo. As sessões estão acontecendo remotamente.