Imagem Câmara se posiciona sobre revisão contratual da VIABAHIA: " Só seremos a favor se eles se comprometerem com investimento em Conquista"

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaArquivo

01/12/2017 15:00:00

Na manhã desta sexta-feira, 01, a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) realizou uma reunião participativa para expor a situação financeira concessionária VIABAHIA, responsável pela administração da BR 116, principal rodovia de Conquista. A empresa alega que o projeto não tem sustentabilidade econômica e pede revisão contratual. A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), representadas pelo presidente Hermínio Oliveira (PPS), e pelos vereadores Rodrigo Moreira (PP) e Adinilson Pereira (PSB), participou da reunião e se posicionou sobre o assunto.

Para Carlos Bonini, gerente de Comunicação e Relacionamento da VIABAHIA, o projeto não tem mais sustentabilidade econômica, pois país passa por uma realidade econômica totalmente diferente de quando o contrato foi elaborado, em 2008. Ele aponta a falta de aporte do banco do BNDES como uma das principais causas para o não cumprimento de obras e serviços nas rodovias.

Bonini afirma que se aprovada a revisão contratual, haverá a possibilidade de um investimento de R$ 1,9 bilhões em obras para Vitória da Conquista e região, incluindo a requalificação em trechos urbanos, duplicação do anel viário, acesso até o novo aeroporto, entre outras.

Durante a reunião, o vereador Hermínio Oliveira, presidente da Câmara, se posicionou sobre o assunto. Ele pediu que os investimentos da VIABAHIA sejam realizados de forma proporcional ao interior e a capital. "Somos a favor dessa revisão contratual, mas eles precisam se comprometer com investimentos em Vitória da Conquista", disse. O parlamentar, se comprometeu inclusive de intermediar politicamente a relação entre VIABAHIA e BNDES.

Maio 2024