09/09/2015 11:35:00
Na sessão ordinária desta quarta-feira (09) da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o vereador Professor Cori (PT) destacou ações realizadas no município, fruto de parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o governo e o Legislativo municipais. Ele ressaltou a construção de creches, como a do bairro Vila América, cuja obra está em fase final. O equipamento é desdobramento da indicação 47/2013 do próprio vereador.
Cori explicou que, além do Vila América, outras localidades abrigam construções de creches como o Loteamento Vila Real, Lagoa das Flores e Simão. Nesta última, o equipamento atenderá ainda crianças residentes em Campinhos. Além destes, outros bairros também serão beneficiados como Patagônia, Recanto das Águas, Conveima II, Panorama, Miro Cairo, Morada dos Pássaros e Alto Maron.
Segundo o parlamentar, estão sendo investidos mais de R$ 8 milhões na construção dessas unidades de ensino. Cada uma contará com salas de aula com banheiro, repouso e solário, sala para professores, espaço de informática, copa para funcionários, depósito, sanitários adaptados, cozinha, despensa, lactário, lavanderia com depósito para materiais de limpeza, sala com almoxarifado para a administração.
“A construção das creches irá ampliar a oferta de vagas em nosso município na etapa da Educação Infantil, dando maior tranquilidade às mães trabalhadoras e permitir melhor desenvolvimento psicomotor, sociabilidade e cognitivo”, disse o edil. Ele ainda informou que a ideia é que cada bairro receba uma dessas unidades, além das sedes dos distritos da zona rural. “São obras importantes que o nosso governo vem realizando”, detalhou.
Morada dos Pássaros – Professor Cori também abordou a situação do bairro Morada dos Pássaros. Os moradores vêm questionando a decisão da Prefeitura Municipal em construir um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e duas unidades de acolhimento, uma infantil e outra para adultos. Ele lembrou que o tema tem sido recorrente na CMVC que, a pedido da Mesa Diretora, formou uma comissão para discutir a situação.
Cori relatou algumas ações já realizadas pelo seu mandato. “Participei de reunião na Secretaria de Saúde coletando os dados sobre a área. Verificamos que a área é institucional e não área verde”, informou. Ele ainda apurou que o CAPS AD III e as unidades funcionarão das 7h da manhã às 20h. Sobre a área e a possibilidade dela ser utilizada para outra finalidade, o vereador averiguou: “Verificamos que é uma verba carimbada, são recursos federais, onde já está delimitada a área”, detalhou e ainda acrescentou: “Havia um interesse da comunidade que ali poderia ser uma área verde que servisse também de lazer. Então foi criada essa expectativa”.
O parlamentar acredita no diálogo. Vamos reunir as comissões levantar mais dados e discutir com a comunidade. Ele ainda destacou que esteve, recentemente, no Morada dos Pássaros, a pedido da Mesa Diretora, ocasião em que colheu mais informações e que a proposta é reunir as partes e propor alternativas.