Imagem Júlio Honorato elogia Rui Costa pela inauguração do SETAF

Júlio Honorato elogia Rui Costa pela inauguração do SETAF

19/08/2015 10:55:00

Na sessão ordinária desta quarta-feira (19) da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o vereador Júlio Honorato (PT) parabenizou o governador Rui Costa pela inauguração do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), ocorrido na última segunda-feira (17), que vai atender o Território Vitória da Conquista, composto por 24 municípios. O serviço faz parte da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e tem sua sede em Conquista. O objetivo é atender as demandas dos 35 mil agricultores familiares do território.

Segundo Honorato, “o SETAF atuará na promoção do desenvolvimento rural sustentável e objetiva desenvolver ações de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar”. O parlamentar destacou os principais eixos de atuação do SETAF: “regularização fundiária e estruturação produtiva de assentamentos rurais; oferta de assistência técnica e expansão rural; disponibilidade de insumos produtivos como seguro, sementes, mudas e água; implantação de infraestrutura rural como habitação, água e equipamentos públicos; implantação de agroindústrias familiares; e apoio para acesso ao mercado tradicional e institucional”.

O edil ressaltou que ações como essa descentralizam a atuação do governo estadual, facilitando a vida dos agricultores que podem acessar os serviços em seus próprios territórios. Ele ainda afirmou que o Estado, através da SDR, mantém vários instrumentos de apoio à agricultura familiar como, por exemplo, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) e a Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), além do SETAF. Para ele, são ações fundamentais, pois “quem leva o pão para nossa mesa, para todos nós, é a agricultura familiar, pelo menos 90% do que consumimos”.

Em sua fala, parabenizou o prefeito Guilherme Menezes por mais uma conquista. “Ele assegurou ontem (18) em Brasília recursos para a execução do terminal de passageiros do novo aeroporto”, disse.

Maio 2024