Imagem Profissionais reivindicam reconhecimento de diploma

Profissionais reivindicam reconhecimento de diploma

Arquivo

11/08/2015 18:45:00


Foi realizada na tarde dessa terça-feira (11), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), uma audiência pública para tratar da admissão do diploma de cursos de pós-graduação realizadas em países do Mercosul. Diversos profissionais da educação, que tem investido em sua qualificação no exterior, participaram da sessão para reivindicarem o reconhecimento do diploma na cidade.

A professora Niltânia, da rede municipal de ensino ressaltou a importância dessa discussão para valorizar profissionais que se dediquem a esses cursos, “a gente precisa de fato que esses profissionais sejam reconhecidos porque estão buscando conhecimento”. Ela lembrou que buscar conhecimento nunca é demais: “Espero que Vitória da Conquista não fique para traz. Não sinto firmeza no posicionamento dos poderes e gostaria que eles se posicionassem em relação ao assunto”. Ela questionou ainda que “o gestor a nível estadual diz que a nível de Brasil os profissionais são dispensados e para o exterior não, porque dois pesos e duas medidas?”

Para o professor Fraga, a “educação nunca foi tratada com seriedade nesse país, se fosse extinguia o curso ead”. Ele explicou que não é difícil fiscalizar cursos irregulares, pois outros países, assim como o Brasil, possui órgão que regulamenta a educação no país. Por fim, ele explicou que “existe uma burocracia e uma preferência muito grande na seleção de mestrados e doutorados no Brasil e isso dificulta o acesso que quem quer cursar uma pós-graduação a nível de mestrado e doutorado” – lamentou. 
 
O Professor do Instituto Universo Acadêmico, Lucival Pinheiro, iniciou sua fala afirmando “que o curso de mestrado e doutorado no exterior tornou-se um mercado”. Para ele há instituições que vivem de exportar brasileiros. “Oferecem vantagens, validações rápidas. Conheço professores que voltaram com a estrutura oferecida fora do Brasil”. Segundo o professor cada caso deve ser avaliado, pois a lei que ampara os cursos à distância. Finalizou dizendo que o debate era importante, “mas não podemos esquecer que no ranking das 417 cidades da Bahia, Conquista está em número 212 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). É importante pensar sobre isso”.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30