Imagem TRIBUNA LIVRE: Representante de conveniadas à Secretaria de Educação destaca atuação da Câmara

19/06/2015 11:30:00

A coordenadora da Creche Dinaelza Coqueiro, conveniada à Secretaria Municipal de Educação, Lenira Figueiredo, ocupou o espaço da Tribuna Livre representando as Organizações Não Governamentais (ONG’s) conveniadas à secretaria, na manhã dessa sexta-feira (19) e disse estar bastante aliviada pela sensibilidade com a qual a Câmara Municipal de Vitória da Conquista está tratando o pleito das conveniadas.

De acordo com o que Lenira Figueiredo disse em uma reunião ocorrida na última quinta-feira, 11, entre representantes das conveniadas e a Câmara Municipal, existem alguns pontos polêmicos, mas a principal queixa é em relação à Meta 19, que trata da Gestão Democrática do Ensino Público. Esta parte do documento estabelecia, segundo ela, os mesmos parâmetros utilizados nas escolas municipais para a eleição de gestores.

Para Figueiredo, essa regra feriria a autonomia das instituições. “Até o momento nós indicamos essas pessoas para dirigir as nossas instituições dentro de critérios estabelecidos em convênio: são pessoas que já fazem parte do quadro de magistério, que já tem seu estágio probatório concluído, que já tem a sua graduação. Então, todos esses critérios nós já cumprimos”, explicou.

Segundo a representante, a Câmara, ao acatar os pleitos das conveniadas, preza por uma sociedade democrática, inclusiva e plural. Ela disse ainda que a Presidência da Casa foi bastante solícita com as conveniadas, sempre atendendo aos pedidos de reunião e discussão.

Figueiredo explicou que as ONG’s são diferentes das instituições governamentais e precisam receber um olhar diferenciado para que possam continuar cumprindo os seus deveres. “Somos instituições com mais de 50 anos de serviços prestados a essa comunidade não só na área da educação, mas também na área social”, explicou Lenira.
Lenira comentou que as ONG’s não têm fins lucrativos, mas são autônomos em suas condições financeiras e administrativas, apesar da parceria com o Governo, atendendo a população em locais onde o poder público ainda não conseguiu chegar, como acontece em várias cidades do Brasil, segundo ela.

Maio 2024