Imagem Plenário: Populares cobram soluções e fazem denúncias

Plenário: Populares cobram soluções e fazem denúncias

11/06/2015 23:40:00

Na audiência pública sobre o rio Verruga ocorrida na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), nesta quinta-feira (11),  inúmeras pessoas marcaram presença. A audiência é fruto de um requerimento do vereador Juvêncio Amaral (PV).

O gestor da empresa CasaShop, Mauro Augusto Brito, afirmou que tem como missão a questão ambiental e social. Ele disse estar triste em saber que 90% dos comércios ali jogam seus dejetos no rio Verruga. “Nosso esgoto é 100% regular. Os prédios da prefeitura que estão ao nosso lado, jogam seus dejetos no rio Verruga”, denunciam. Ressaltou que é comum clientes passarem mal por causa do cheiro fétido. “Investimos em climatizadores para usar no verão. Não é possível usar porque ao ligar puxa o ar de fora e vem mau cheiro. Funcionários já foram levados ao hospital e clientes já fizeram vômito. Estou há três anos em Conquista e estamos preparados se tiver um trabalho sério, digno. O início começa com essa discussão”.

O integrante da Pastoral da Juventude e morador do bairro Guarani há 35 anos, Enedilson Xavier, disse que “as questões ambientais no bairro precisam ser repensadas”. Ele sugeriu aos parlamentares irem ao encontro da base, conhecer os problemas, principalmente no entorno do Poço Escuro. “Lá tem gente séria que pensa na preservação do meio ambiente. Queremos que vocês escutem o povo”, disse.

O Agente de Pastoral Negros, Herberson Souza Silva, popularmente conhecido como Sonca, criticou a fala do deputado Marcell Morais (PV). Para ele, para falar de Vitória de Conquista é preciso conhecer os dados. “Não dá pra chegar aqui e dizer que não tem nada”, disse. Sonca lembrou que Salvador, cidade onde Morais foi vereador, sobre com problemas urbanos graves como os últimos desabamentos que vitimaram dezenas de pessoas. Segundo ele, essa situação é reflexo da gestão carlista (Antônio Carlos Magalhães) que governou a cidade e o estado por décadas. O agente também cobrou do Ministério Público uma atuação mais incisiva, fiscalizando e cobrando do Executivo ações para o rio Verruga.

O presidente da Associação de Corretores de Veículos, Neuzivaldo Gusmão, pediu que providências fossem tomadas em relação ao mau cheiro exalado pelo rio, na região do Ginásio de Esportes Raul Ferraz, onde também funciona o local de trabalho dos corretores de carro que há algum tempo atuavam na “Pedra”. O presidente da associação lembrou também que naquela região também funciona o restaurante popular que serve 1000 refeições em meio ao mau cheiro causado pelo esgoto derramado no rio. Ele pediu ajuda e disse que já não sabe a quem recorrer.

O ativista do Movimento Contra a Morte Prematura, André Cairo, lembrou que o Rio Verruga já foi apontado como o mais poluído do Brasil. Ele pediu que as autoridades políticas despertem para a necessidade de cuidado que o rio tem. Ele pediu ainda que decisões fossem tomadas em relação ao rio. “A quanto tempo se discute e nada se decide?”, questionou André Cairo.

Maio 2024