Imagem Câmara discute revitalização do campo da Ester

Câmara discute revitalização do campo da Ester

Arquivo

28/05/2015 22:30:00


Foi realizada na noite desta quinta-feira (28), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), uma audiência pública que discutiu a situação e revitalização do Campo da Ester, localizado no bairro Patagônia. A audiência foi de autoria do vereador Gilzete Moreira (PSB) e subscrita pelos vereadores Florisvaldo Bittencourt (PT), Fernando Vasconcelos (PT), Andreson Ribeiro (PCdoB), Álvaro Pithon (DEM) e Nelson de Vivi (PCdoB). A audiência contou também com a participação do presidente da Associação dos Moradores da Patagônia, Manuel Gusmão da Silveira; João Pereira dos Santos (João Pretinho), presidente da escolinha de futebol União; Lucas Paulo Paixão, presidente do time 100verngonhas; Leonésio Alves Moreira, presidente da Liga Conquistense de Desportos Terrestres (LCDT); O secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso; o assessor do gabinete do prefeito, Hudson Castro; e Esmeraldino Correia, representando o deputado estadual Herzem Gusmão (PMDB).

Faltam espaços para o esporte - O Coronel Esmeraldino Correia, representou o deputado estadual Herzem Gusmão (PMDB). Segundo Correia, muitas áreas que eram usadas para o esporte desapareceram com o crescimento de Vitória da Conquista. “Nós temos hoje uma cidade com uma carência enorme de áreas públicas que dão oportunidade ao encontro de jovens, homens e mulheres pelo esporte e pela ação comunitária”, disse. Ele informou que conhece o Campo da Ester desde a juventude e está alegre com o debate proporcionado pela audiência pública. O militar espera que a audiência frutifique e que os problemas de falta de infraestrutura no espaço sejam solucionados.    

População está confiante na reforma - O representante dos times de futebol do bairro Patagônia e presidente do 100vergonhas, Lucas Paulo Paixão da Silva, lembrou do quanto o Campo da Ester já serviu aos moradores do bairro como um espaço de lazer. “Vivi naquele campo onde aconteciam muitas escolinhas de futebol”, lembrou. Ele afirmou que o bairro é rico em farmácias, feira e comércio, “mas, só temos o Campo da Ester como espaço de lazer”. Lucas disse que os moradores do Patagônia acreditam nas autoridades e por isso pediu que todos abraçassem o projeto de reforma do espaço para que ele saia do papel. “O bairro acreditou em cada um de vocês. Lutem pelo nosso bairro precisamos de lazer”, declarou. Ele relatou que o projeto é avaliado em R$ 2 milhões e questionou: “R$ 2 milhões pra aquele projeto é muito? É um projeto bom, que vai fazer a diferença".

Prefeitura está à disposição - O assessor do gabinete civil do prefeito Guilherme Menezes (PT), Hudson José de Almeida Castro, alertou que várias praças precisam da preocupação da comunidade. Enfatizou a obra que a prefeitura desenvolveu no estádio Edvaldo Flores. “Hoje nós temos um espaço belíssimo com escolinhas gratuitas de futebol, futsal, vôlei, karatê, capoeira e jiu-jitsu”. Destacou o projeto social chamado Programa 2º Tempo (programa do governo federal que tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte), que teve um dos núcleos no Campo da Ester. "O prefeito tem interesse pelo esporte. Temos a felicidade de ter os vereadores que lutam pelo esporte. As pessoas precisam saber o caminho para mexer no poder público. Essa administração procura, com seriedade, fazer as coisas corretas. Há deputados em condição de colocar emenda e também colaborar”, disse. Ele também afirmnou que o Executivo está à disposição para construir a obra. 

Patagônia não tem nenhuma praça - O professor de escolinha de futebol, João Pereira dos Santos, popularmente conhecido como João Pretinho, considera o Campo da Ester o pai de todos os campos de futebol da cidade. Segundo ele, mais de 18 mil crianças e jovens já passaram pelo seu projeto de escolinha de futebol que funciona nesse campo, localizado no bairro Patagônia. “Hoje o esporte amador, as escolinhas da cidade, que agregam mais de cinco mil crianças, precisam ser vistos com bons olhos pelos políticos”, alertou. Ele agradeceu a todas as pessoas que ajudam o projeto, como Manoel Gusmão, o vereador Álvaro Pithon (DEM), e o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Pereira Barroso. João Pretinho faz esse trabalho há 33 anos e cobrou uma solução para os problemas de infraestrutura do Campo da Ester. “Nós não temos praça nenhuma na Patagônica”, afirmou.

É preciso se organizar - Para o presidente da Liga Conquistense de Desportos Terrestres (LCDT), Leonésio Alves Moreira, informou que a entidade é ligada à Federação Baiana de Futebol e que possui filiados na cidade, que são as escolinhas e os times de futebol. Ele contou que muitas pessoas o questionam porque não realiza campeonatos no Campo da Ester. "Não podemos porque não é um campo fechado e não fornece segurança às equipes”, explicou. Leonésio também elogiou Nagib Barroso: "Temos hoje um secretário que está muito atento ao espaço do esporte, pensando em melhorar. A gente vê o crescente no esporte, de janeiro pra cá”. O presidente pediu que as escolinhas se organizem, cadastrem-se e se legalizem para que sejam feitas as reivindicações da melhor forma possível. Ele frisou ainda que a "LCDT se sente feliz em participar dessa discussão para melhorar o Campo da Ester, para que possamos fazer jogos lá”.

Projeto é para toda a comunidade - O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Patagônia, Manoel Gusmão da Silveira, disse que a audiência não era para tratar apenas de futebol, mas da revitalização do esporte como um todo. “O que queremos vai mais além de um sonho, de um projeto. Vai no sentido de reestruturação de uma comunidade, que é a mais antiga, atuante e dinâmica em Vitória da Conquista, o bairro Patagônia”. O projeto apresentado conta com arquibancada, vestiários, posto da polícia, salão comunitário, campo de futebol, salas para cursos profissionalizantes, palco para eventos culturais, espaço para caminhadas, parque e quiosques para lanches. Ele enfatizou que o projeto é para toda a comunidade. "É comunitário. Espaço que ninguém vai tirar. Área de 5.250m², que no governo de José Raimundo teve a sua documentação registrada em nome da Associação de Moradores do Patagônia". Ele aposta na execução do projeto, mesmo que só possa ser concretizado por etapas.

Só em 2015, a prefeitura entregou cinco equipamentos esportivos - O secretário Nagib Pereira Barroso representou o prefeito Guilherme Menezes. Barroso elogiou a Câmara e a Prefeitura pela conduta, segundo ele, ilibada em suas gestões. O secretário relatou algumas ações de sua pasta: “Só esse ano já foram entregues cinco equipamentos esportivos. Isso significa política estruturante para o esporte”. Ele destacou o asfaltamento da parte frontal do Estádio Lomantão. “E não é só pra estacionamento”, detalhou, afirmando que muitos esportistas utilizam esse espaço para suas atividades. Outro ponto destacado é a integração do esporte a outros segmentos. “A gente não pode pensar no esporte isoladamente”, falou destacando a praça a construção da Praça da Cultura e do Esporte no Bairro Alto Maron, que contará com quadra poliesportiva e espaço para exibições de filmes. Já sobre o Patagônia, Nagib afirmou que se trata de um bairro revitalizado e independente, com quase 100% de asfaltamento, e abriga o Hospital Esaú Matos.

No final da audiência, foram homenageados o presidente da Escolinha de Futebol União, João Pereira dos Santos, conhecido como João Pretinho.




 

 

 

 

O presidente da Associação dos Moradores do bairro Patagônia, Manoel Gusmão da Silveira, também foi homenageado pelos relevantes serviços prestados àquela comunidade.

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30