Imagem Vereadora esclarece ocorrido no HGVC

Vereadora esclarece ocorrido no HGVC

17/05/2015 11:00:00

Após divulgação na imprensa de que a vereadora Lúcia Rocha (DEM) havia se envolvido em incidente com equipe do SAMU 192, na noite de sábado (16), dentro do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), a parlamentar resolveu esclarecer os fatos.

Lúcia relatou que foi chamada ao HGVC por familiares de uma paciente que se encontrava hospitalizada em situações precárias: “Ao chegar ao hospital presenciei uma cena crítica. A paciente estava em uma maca baixa, quase no chão, com aparelhos para ajudar na sua respiração. Ela havia sofrido um AVC e estava com 40º de febre”- relatou. A vereadora disse que uma enfermeira de nome Fernanda a ajudou, juntamente com outro enfermeiro e conseguiram uma maca alta para que a paciente não ficasse tão próxima ao chão.

Ainda segundo Lúcia, o médico plantonista do pronto socorro do hospital, Dr. Márcio, prestou todos os atendimentos necessários e informou que a paciente, que estava em estado grave, precisaria de um aparelho de respiração mais potente e que não havia nenhum disponível no hospital. Ela explicou que “com a ajuda da coordenadora do hospital conseguimos o aparelho com o SAMU 192, que prontamente foi levar até o hospital”.

A vereadora contou que no momento em que a equipe do SAMU preparava o equipamento para colocar na paciente, ela presenciou uma cena lamentável: “Havia um senhor, com um acompanhante, que aguardava atendimento. Foi quando chegou um enfermeiro de nome Mário, para realizar um procedimento no pescoço do paciente. No primeiro momento, o enfermeiro tentou pegar a veia do lado direito do pescoço do senhor, que gemia de dor. Como não conseguiu, o enfermeiro fez mais uma tentativa no lado esquerdo do pescoço do paciente, que mais uma vez, demonstrou enorme sofrimento”.  Lúcia declarou que foi nesse momento que ela interviu e aconselhou o enfermeiro a realizar o procedimento no centro cirúrgico. “Sou leiga no assunto, mas acredito que seja um procedimento delicado e que não deveria estar sendo feito daquela forma, mas o enfermeiro não gostou e me insultou verbalmente” – relatou a parlamentar.

Durante esse ocorrido, a vereadora disse foi agredida com um esbarrão proposital do médico responsável pela equipe do SAMU, Dr. Ostelino. A vereadora registrou um boletim de ocorrência e esta tomando todas as providências legais para punir os envolvidos. “Eu estava naquele hospital como cidadã. Fui ajudar a população que precisava e fui hostilizada e agredida por profissionais que deveriam estar salvando vidas” – desabafou a vereadora.

Maio 2024