Imagem Sindicato dos rodoviários faz uso da tribuna livre na CMVC

Sindicato dos rodoviários faz uso da tribuna livre na CMVC

13/05/2015 12:00:00

Na manhã dessa quarta-feira (13), durante a sessão ordinária realizada na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista (CMVC), o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Álvaro Silva Souza, utilizou a tribuna livre para cobrar dos parlamentares, uma maior fiscalização nas empresas de ônibus que operam na cidade.

Segundo Álvaro, o objetivo de estar presente da CMVC, é o de garantir a defesa de condições dignas de trabalho, salários justos, combate ao assédio moral, as demissões sumárias e perseguições, que segundo ele, ainda existem na cidade. Ele lembrou que hoje, 13 de maio, é dia de comemorar o fim da escravidão no Brasil, mas que “infelizmente ainda vemos trabalhadores serem submetidos a um trabalho desumano, inclusive no trabalho de passageiros, onde o trabalhador não tem se quer o direito de fazer suas necessidades básicas necessárias, como beber água, lanchar e principalmente ir ao banheiro”.

O presidente do sindicato explicou que “os rodoviários buscam dos vereadores a defesa de condições dignas de trabalho, melhorias nos reajustes salariais e o cumprimento de acordos vigentes”. Ele explicou que as empresas (Viação Vitoria e Cidade Verde), não vem cumprindo os acordos coletivos entre patrões e trabalhadores. Por esse motivo, clamou pela ajuda dos parlamentares para que sejam feitas fiscalizações nas empresas, para que o direito dos trabalhadores seja garantido.

O vereador Arlindo Rebouças (PROS), Líder da Bancada de Oposição, comemorou a movimentação que o projeto do ISS tem causado na Casa, gerando profundas discussões. Ele ressaltou que a Casa tem que ter o bom senso de ouvir as partes envolvidas na questão (Município, sindicato, os empregadores e os usuários). O parlamentar apontou que no dia que Vitória da Conquista tiver um bom serviço de transporte coletivo, os problemas de mobilidade urbana serão sanados. Além disso, Rebouças afirmou que o atual problema que está acontecendo com  as empresas que operam no transporte coletivo urbano da cidade começou na elaboração da licitação, que segundo ele foi equivocada.  Sobre as emendas apresentadas pela CMVC, Arlindo considerou que elas são justas e explicou ao presidente do sindicato que a Casa não poderia vincular a lei ao cumprimento dos direitos trabalhistas, o vereador afirmou ser impossível por ser uma questão do âmbito federal.

O líder da bancada de situação, vereador Florisvaldo Bittencourt (PT), disse do comprometimento da bancada com as causas dos trabalhadores. “As reivindicações são justas e estamos batalhando para sair da melhor maneira possível”. Disse que a votação do projeto de redução do ISSQN para as empresas de transporte público provocou um debate muito bom que foi até para as ruas. Destacou que a CMVC foi quem provocou o debate e que a finalidade é que o cidadão tenha atendimento de qualidade.

Ressaltou que “não podemos participar do acordo porque é inconstitucional. Estaremos acompanhando para que seja garantido. Não fizemos a emenda avalizando o acordo trabalhista, porque é vedado por lei”. Finalizou parabenizando e reafirmando o compromisso na luta dos trabalhadores e principalmente para que a população tenha um transporte público de qualidade.

Maio 2024