Imagem TRIBUNA LIVRE: Manoel Gusmão apresenta demandas do bairro Patagônia

TRIBUNA LIVRE: Manoel Gusmão apresenta demandas do bairro Patagônia

06/05/2015 13:00:00

O presidente da Associação dos Moradores do bairro Patagônia, Manoel Gusmão da Silveira, fez uso da Tribuna Livre na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada nessa quarta-feira (06), apresentando demandas para melhorias na localidade.

Em seu pronunciamento, pediu a reforma da quadra esportiva Martin Luther King “que está abandonada”. Ele disse que esteve reunido com o Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Pereira Barroso, que teria dito a licitação foi feita, mas até agora a obra não foi realizada. “Peço que os vereadores que verifiquem”.

Também solicitou a revitalização de praças, afirmando que “a Patagônia é um dos bairros mais populosos de Conquista, mas não temos espaços de lazer dignos”. Também solicitou a revitalização do trânsito e a revitalização do Campo da Ester. “Tem mais de 60 anos. Vários desportistas saíram de lá como Pena e Neto”. Também solicitou a construção urgente da creche votada e aprovada no orçamento participativo e da capela mortuária.

Finalizou seu pronunciamento parabenizando o trabalho da CMVC e “pedimos que nossas solicitações seja atendidas o mais rápido possível, levando dignidade aos moradores do bairro patagônia”.

O presidente da CMVC, Gilzete Moreira (PSB), disse que seria feita uma indicação, em nome dos 21 vereadores, para o prefeito municipal visando a construção da capela mortuária.

Falando em nome da Bancada de Oposição, o vereador Arlindo Rebouças (PROS) disse que a cidade como um todo precisa de melhores ações do Poder Público. Segundo o parlamentar, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana não tem funcionado e fica afastada do centro da cidade justamente para ter o seu acesso dificultado. A Secretaria de Mobilidade Urbana, segundo Rebouças, deixa a desejar na Patagônia e em toda a cidade. O vereador destacou que o bairro é maior que muitas cidades da Bahia, com grande influência financeira, devido ao comércio fortalecido da região, que acaba gerando um trânsito intenso de veículos na localidade. Arlindo ainda lamentou a permanência do secretário de Mobilidade Urbana no cargo. “A gente lamenta que o prefeito teimosamente deixa um secretário que não tem a mínima competência. Ele deve saber alguma coisa do prefeito. Ele não sai. A incompetência é enorme”, disse o vereador.

Ele também sugeriu que todos os vereadores assinassem uma indicação ao prefeito Guilherme Menezes, com o objetivo de atender às demandas apresentadas por Manoel Gusmão.

Representando a bancada de situação, o vereador Florisvaldo Bittencourt (PT) relatou sua satisfação em falar do bairro Patagônia, pois “fui criado lá, cheguei com 5 anos, minha família todo mora lá. Tenho satisfação de falar daquele bairro”. Segundo o parlamentar, há alguns anos atrás as pessoas tinham vergonha de dizer que moravam lá, mas “graças a união dos moradores, essa realidade mudou” – justificou. Bittencourt falou ainda, que é preciso fazer cobranças, mas também é preciso relatar o que já foi feito: “Não existe nenhuma rua no bairro Patagônica sem pavimentar, muitas melhorias tem sido feitas, mas também é verdade que carece de muitos investimentos”. Concluiu dizendo que existe uma emenda de  R$ 500 mil do ex-deputado Emiliano José para reforma na feira do bairro, e  que também tem uma emenda do vereador Fernando Vasconcelos (PT) para o campo de creche. “Ainda estamos lutando pelo Campo da Ester, temos debatido e buscando com o governo. Sabemos ainda que a capela do Kadija não atende. Já foi feita a solicitação pelos padres, acompanhei a reunião com prefeito e sei que ele vai atender”.

Maio 2024