Imagem Câmara comemora Dia do Demolay

Câmara comemora Dia do Demolay

18/03/2015 22:45:00

Uma audiência pública marcou as comemorações do Dia do Demolay na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) na noite desta quarta-feira, 18. A solenidade foi convocada pelo vereador Arlindo Rebouças (PROS) e aprovada pelos demais parlamentares. Já a data comemorativa foi instituída pela Lei Municipal Nº 1.646/2009. Participaram da audiência maçons das lojas maçônicas Luz e Sabedoria, Razão e Força, Fraternidade Conquistense e Cavaleiros do Oriente.

A audiência seguiu com uma cerimônia ritualística, na qual aconteceram ainda homenagens, investiduras de novos cavaleiros e uma palestra do Demolay e professor Omar Costa.
Foram consagrados Chevalier, título de maior honraria da Ordem Demolay: Esdras Oliveira de Souza Rocha e João Pedro Pereira Cruz. A mãe de Esdras e também presidente do Clube de Pais Cruz Celeste, tia Sueli, disse ser “grata a Ordem Demolay por nos ajudar a formar um cidadão que será útil a sociedade”. O Demolay João Roque Magrini Filho destacou a homenagem merecida: “Vocês tem a alma Demolay. Não temos dúvidas que serão bem sucedidos. Nosso capítulo tem por vocês um belo sentimento de gratidão. Pedimos que nunca se esqueçam que somos demolays”.

O oficial executivo da 3º Oficialaria, Társis Valentin Pinchemel, explicou que a Ordem Demolay surgiu, a princípio, para atender jovens órfãos. Atualmente, segundo Pinchemel, o grupo busca assistir órfãos de valores, pois a educação cada vez mais formal cria um vácuo na formação intelectual, cívica e religiosa. É essa lacuna que a Ordem procura preencher, proporcionando a esses jovens oportunidades de autoconhecimento e aprendizado: “Nós ensinamos coisas que talvez não aprendam em outros lugares. O ensino nas escolas é muito técnico, para passar no vestibular, os pais tem pouco tempo para transmitir valores. A Demolay continua com seu princípio, atendendo órfãos de atenção de carinho, ensina a respeitar as leis, ensinamentos religiosos”.

O venerável mestre da Loja Maçônica Fraternidade Conquistense, Clarindo Brito, agradeceu à CMVC e ao vereador Arlindo Rebouças pela homenagem. “É um reconhecimento público do valor da nossa Ordem Demolay, não só o trabalho de formação moral, intelectual e espiritual de nossos sobrinhos [membros da Ordem], como o trabalho filantrópico que realizamos”, detalhou.

O venerável de honra da Loja Maçônica Luz e Sabedoria, José Marcelo, também destacou a homenagem feita pela CMVC, pois, segundo ele, trata-se de um ato que “justifica a memória de Jacques Demolay”, último grão-mestre da Ordem dos Templários e personagem que inspirou a criação da ordem. Demolay foi morto em 18 de março de 1314 por contestar falsas acusações de prática de diversos crimes, entre eles heresias e infidelidade à Igreja Católica.

O vereador Arlindo Rebouças (PROS) destacou a importância da Ordem Demolay na formação de jovens cidadãos, proporcionando o aprendizado de valores morais, sobretudo, segundo o parlamentar, num momento de crise por que passa o Brasil. “Hoje é um dia de festa e também de reflexão para nós, porque nosso país passa por um momento muito conturbado, não só a crise de energia, da Petrobras, do combustível [...], mas a pior de todas as crises, que é a crise de caráter, o maior patrimônio do ser humano. Uma sociedade consumista pensa muito mais no ter, do no ser. Eu gostaria que todas as Lojas Maçônicas de Vitória de Vitória da Conquista tivessem uma Ordem Demolay”, disse. O edil ainda ressaltou os inúmeros casos de corrupção que vem se repetindo como um filme na imprensa, revelando a corrupção de pessoas até então insuspeitas.

Ordem Demolay – a Ordem Demolay é uma ordem iniciática de princípios filantrópicos, filosóficos e fraternais, patrocinada pela Maçonaria. É destinada a jovens do sexo masculino, com idade de 12 e os 21 anos. A ordem foi fundada nos Estados Unidos da América em 24 de março de 1919 pelo maçom Frank Sherman Land e se inspira na história de Jacques Demolay, 23º e último grão-mestre da Ordem dos Templários. Demolay foi morto em 18 de março de 1314, junto com outros membros da ordem, por contestar falsas acusações de prática de diversos crimes, entre eles heresias e infidelidade à Igreja Católica.

Maio 2024