Imagem Florisvaldo mostra a necessidade de mais uma equipe de saúde da família no Miro Cairo

13/03/2015 11:20:00

O vereador Florisvaldo Bittencourt (PT) em seu pronunciamento na sessão ordinária da Câmara Municipal (CMVC) realizada nessa sexta-feira (13), apresentou questões verificadas, em reunião realizada ontem (12), com o Conselho de Saúde na região do Miro Cairo. “Que sirva de forma ampla o debate para nossa cidade”.

Segundo o parlamentar, com “o surgimento do Minha Casa, Minha vida, que é uma ação concreta que visa melhorar a vida das pessoas, promovendo moradias e oportunidades”. Entretanto, salientou que “traz uma pressão social muito grande ao governo, para que apresente respostas”.

O edil explicou que “cada equipe da saúde da família é proposto que se trabalhe a população em torno de 2500 a 3000 pessoas”.  Afirmou  que no Miro Cairo há duas equipes de saúde. Com o advento do Minha Casa Minha Vida são 25000 pessoas, ou seja, “quase 10 vezes a proporção que se tem lá para o atendimento”.

Ressaltou a necessidade  de se formar uma terceira equipe. Atualmente, segundo o vereador, há problemas no atendimento médico, na marcação de exames. “Problemas mais simples possíveis, do dia-a-dia, da rotina da comunidade que traz uma pressão muito grande, mesmo o nosso governo já tendo feito várias ações na ampliação de creches e postos de saúde, mais lá constatamos a ampliação urgente desses serviços”.

O vereador disse que a comunidade também quer mais agentes de saúde. “Estarei na próxima sessão, encaminhando  requerimento para a Secretária de Saúde Márcia Viviane Sampaio de Araújo, para que convoque do concurso público mais agentes para a região do Miro Cairo e todas as outras”.

O parlamentar apresentou que há recursos no valor de 40 milhões na Caixa Econômica Federal (CEF) para a construção de unidades de saúde. Explicou que os moradores do Vila Eliza tem atendimento na unidade de saude Régis Pacheco, localizada na Otávio Santos. “É impraticável.  Temos os recursos e temos a certeza do compromisso do nosso governo para atender”. Finalizou que “a CMVC e o meu mandato estão atentos a essas questões”.