Imagem Mulheres conquistenses recebem Diploma Loreta Valadares

Mulheres conquistenses recebem Diploma Loreta Valadares

11/03/2015 11:45:00

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (11), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), a sessão solene de entrega do Diploma Loreta Valadares 2015 criado por meio do Projeto de Resolução 41/2005 e tem como finalidade homenagear mulheres que se destacaram na defesa dos direitos femininos em Vitória da Conquista.

O nome do evento faz referencia a ex-presa política, por ter lutado contra a ditadura militar, nos anos 1960. Loreta que se tornou mais conhecida, após a publicação do livro As Moças de Minas, de Luiz Manfredinni, em 1989, onde ela está incluída. Também empresta seu nome, desde 2005, ao Centro de Referência Loreta Valadares - Prevenção e Atenção a Mulheres em Situação de Violência (CRLV), primeiro do estado e conquista do movimento de mulheres, que funciona na cidade de Salvador.

Na edição desse ano, a CMVC homenageou seis mulheres que desenvolvem atividades sócias, voltadas para os direitos humanos das mulheres em Vitória da Conquista.

Conheça um pouco das homenageadas do Diploma Loreta Valadares 2015:

- Maria Helena Ferraz, professora do curso de Direito da Uesb e militante da área de direitos humanos das mulheres vítimas de violência desde 1986, foi indicada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

- Lenira Maria de Figueiredo Souza, indicada pela União das Mulheres. Atualmente, ela é conselheira do Conselho Municipal de Educação.

- Eliana Maria da Silva Barreto, presidente da Comunidade Restaurando Vidas e fundadora da Casa de Apoio às Mulheres.

- Nildma Ribeiro Lima, assessora regional da Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Estado da Bahia (Fetag-Ba) e apoiadora do cursinho pré-vestibular da ONG-Oficina da cidadania.

- Janilde Novaes Franco da Mota. Atualmente se dedica à Pastoral do Menor e coordena o projeto Sementes de Autonomia que prepara jovens para o primeiro emprego e Presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

- Noelma Lucena Rodrigues Mateus, pastora, radiovangelista, escritora, líder da Igreja Tabernáculo de Vitória da Conquista e coordenadora do Congresso de Mulheres Jardim Secreto.