Imagem Comissão de Saúde se reúne com a Secretária de Saúde

Comissão de Saúde se reúne com a Secretária de Saúde

09/03/2015 18:00:00

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), representada pelos vereadores Cícero Custódio (PV), presidente, e Juvêncio Amaral (PV),relator, esteve reunida, na tarde dessa segunda-feira (09), com a Secretária de Saúde Márcia Viviane de Araújo Sampaio. Também participou do encontro a Diretora de Regulação, Avaliação e Controle do SUS no Município, Dalva Prates Santos.

Os parlamentares perguntaram sobre a situação dos hospitais públicos, envolvendo atendimento, quantidade de profissionais e equipamentos. Outros assuntos levantados no encontro foram a realização de diversos exames como laboratoriais, ressonância, tomografia, eletrocardiograma, raio-X, serviços de ortopedia e a cirurgia de próstata, não realizada no município pelo SUS.

Juvêncio destacou a importância de ter postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), pois com o aumento da procura “os Prontos-Socorros não funcionam como antigamente”. Também indagou sobre o tempo de espera para a realização de exames, informando à secretária que tinha conhecimento de cidadãos que tiveram de esperar até um ano para fazer uma ressonância magnética.

Para o vereador Cícero “a saúde tem que melhorar muito. A comissão vai fiscalizar, buscar os hospitais, as direções, conversar com médicos, enfermeiros, técnicos de saúde. Temos que tomar providências”. O relatório está sendo elaborado e segundo os membros da comissão, deverão ser feitas novas reuniões com a secretária e com o prefeito. “Temos que buscar meios para melhorar a saúde em Conquista. A câmara está a disposição da secretaria de saúde, também de outros órgãos, médicos, pacientes, hospitais, direção dos hospitais para melhorar a saúde em nosso município”.

A secretária de saúde, Márcia Viviane, considerou positiva a reunião. “A comissão vem sendo participativa com a secretaria tratando os assuntos de interesse da comunidade, pautando com dúvidas e sugestões”. Ressaltou que os parlamentares recebem a demanda do cidadão e apresentam a secretaria, para em conjunto apresentar a melhor demanda e solução.