Imagem Cemitérios são tema da Tribuna Livre na sessão desta quarta

Cemitérios são tema da Tribuna Livre na sessão desta quarta

25/02/2015 10:30:00

A sessão desta quarta-feira,25, teve o espaço da tribuna livre concedida ao Presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais e Moradores dos Loteamentos Chácaras do Guarani, Mirassol e Vivenda Vale das Flores, Tiago Pinheiro. Durante o seu pronunciamento, ele criticou a proposta do vereador Adinílson Pereira (PSB) para a construção de um cemitério no povoado na Choça. Para ele, essa não é a vontade dos moradores daquela região. “Antes de construir na Choça, deveria ser feita a reforma no cemitério já existente da Lagoa das Flores”. Ele também criticou os secretários municipais que não respondem aos ofícios e também lamentou a falta de agente comunitário de saúde no loteamento Mirassol. “Dois postos de saúde foram aprovado no orçamento participativo de 2011”. Acrescentou que para construir uma obra de 45 a 50 mil a licitação está se arrastando de 2011, mas para construir uma obra de 60 milhões não precisou.

Ele  pediu mais respeito por parte do prefeito Guilherme, da secretária Márcia Viviane , do secretário  Luis Alberto e da secretária Débora. “Entendemos que a associação ajuda o prefeito a governar o município, mas infelizmente o prefeito de Conquista agora aprendeu uma política de dizer que só atende a associação de moradores se for vinculado ao movimento unificado de associação de moradores de Conquista, que é tutelado pelo prefeito, cuja  sede é dentro da casa da cidadania, dentro de algo da prefeitura. Exigimos fiscalização da câmara para isso”. Afirmou que o movimento social tem que ter vida própria não sendo tutelado pelo prefeito, nem a nenhum político.  “Famílias moram no Mirassol. Falta transporte escolar. Alunos vão andando até o loteamento Chácaras do Guarani”. Pediu ao vereador Luciano Gomes (PR) para falar com o prefeito para voltar a olhar para a zona rural, embora ali ele já considera zona urbana. “São regiões que pedem mais atenção por parte do governo municipal”. Finalizou seu pronunciamento voltando a palavra ao vereador Adinílson dizendo “não tome como algo pessoal de nossa parte. No Choça temos a certeza de que esse cemitério não será construído, pois não temos área pública no povoado. A área do Mirassol e do Vivenda das Flores, nós não vamos aceitar que seja construído cemitério, temos algo a ser construído nelas”.

Após a fala do Presidente da Associação de Moradores, o vereador Adinilson Pereira (PSB), representando a bancada da Situação, criticou a fala de Tiago, sugerindo que “ele deveria buscar se informar antes de usar a Tribuna Livre, já que ele é assessor de um vereador (Andreson Ribeiro-PCdoB)”.

Pereira informou que apresentou duas indicações para melhorias no cemitério da localidade Lagoa das Flores: a indicação nº 68/2013, que prevê a construção de um muro e a 68/2014, a ampliação do espaço. Já sobre a construção de um cemitério no distrito do Choça, o parlamentar esclareceu que a indicação é decorrente de um pedido da própria comunidade por meio de abaixo-assinado. Segundo o edil, a Prefeitura Municipal está analisando a proposta.

O vereador, Líder da Oposição na Câmara, Arlindo Rebouças (PROS), destacou o crescimento e a importância do bairro Lagoa das Flores, que “ajuda a abastecer a nossa cidade”.   Segundo Rebouças, a zona rural de Vitória da Conquista está abandonada e com estradas com qualidade precária.

Arlindo Rebouças fez questão de estimular os moradores a reivindicar melhorias para a localidade. “Tem que lutar, tem que botar a boca no trombone. Tem que juntar e fazer uma caminhada até a prefeitura, lutando pelo beneficio de vocês”, disse o líder da Bancada de Oposição.

Maio 2024