Imagem Cícero Custódio relata trabalho da Comissão de Saúde

Cícero Custódio relata trabalho da Comissão de Saúde

20/02/2015 13:25:00

O vereador Cícero Custódio (PV), Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, relatou as ações da comissão no sentido de reunir informações sobre a situação do Hospital Esaú Matos. Ele apresentou alguns dados colhidos numa visita ao Esaú e também às mães que tiveram seus partos realizados na recepção do hospital. O edil lamentou os fatos ocorridos e conclamou uma luta conjunta entre o Legislativo, o Executivo e demais instâncias da sociedade civil. “Eu sei que uma vida não volta mais, mas para melhorar a gente tem que começar a trabalhar em prol da saúde de Vitória da Conquista”, enfatizou.

Cícero destacou a situação de Alane dos Santos Silva, a gestante do município de Itambé que deu à luz a um bebê natimorto no Esaú no dia 8 de fevereiro. Ele informou que Alane buscou atendimento inicialmente na Santa Casa de Itambé. “Lá no hospital de Itambé só tinha três técnicos de enfermagem, não tinha médico, não tinha enfermeiro”, informou o vereador utilizando dados passados à Comissão pela técnica de enfermagem da Santa Casa, Joana Angélica Oliveira. Conforme o vereador, o hospital não tinha nem mesmo telefone para que a técnica de enfermagem pudesse identificar um hospital com capacidade de assistência obstétrica.

Segundo relatório da Comissão divulgado pelo edil, a jovem foi, então, orientada a buscar outro hospital em Itapetinga ou Conquista. “Chegando aqui em Vitória da Conquista ela ficou de 12:30h até 3:30h da manhã. Tinha (só) um médico atendendo (no Esaú Matos), que fez dez partos, mas não poderia atender os paciente”, detalhou. Ele ainda informou que a gestante foi à Santa Casa, ao Unimec e ao São Geraldo, neste último o atendimento é privado e a família não dispunha de recursos. Sem obter atendimento, Alane retornou ao Esaú, onde deu à luz a um bebê natimorto, segundo nota da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSV).

Para Cícero, não é o momento de crucificar um ou outro: “Hoje nós estamos aqui para resolver o problema do Esaú Matos”. Ele credita parte das dificuldades à falta de recursos. O vereador lembrou que a Tabela de Procedimentos SUS está defasada e pratica preços muitos baixos, deixando os hospitais numa situação difícil. “Temos que buscar recursos, pois muitas santas casas estão fechando por falta de dinheiro”, detalhou. Ele ainda informou que muitos hospitais de Vitória da Conquista estão com déficits altos, amargando dívidas e dificuldades para pagar suas despesas.

Maio 2024