Imagem Dia do Professor é celebrado pelo Legislativo

Dia do Professor é celebrado pelo Legislativo

Arquivo

18/11/2014 23:00:00


Na noite desta terça-feira (18), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou audiência pública para celebrar o Dia do Professor, uma iniciativa do mandato do vereador Professor Cori (PT), subscrita pelos vereadores Ademir Abreu, Arlindo Rebouças, Cícero Custódio, Irma Lemos e Julio Honorato. 

O Dia do Professor é comemorado no Brasil todos os anos no dia 15 de outubro. A data comemorativa foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. Por conta de compromissos na agenda do Legislativo conquistense, a realização da audiência pública foi transferida para o mês de novembro. 

O vereador Professor Cori (PT) destacou que a audiência pública teve como objetivo central homenagear os professionais que se dedicam para melhoria da educação, ressaltando o aumento do IDEB em algumas escolas municipais. Temos que ter uma luta constante, porque a cada dia novos desafios surgem, mas não podemos perder de vista a capacidade de construir a cada dia um futuro melhor a partir do diálogo. “Queremos manifestar a nossa valorização aos profissionais e às escolas, que em meio aos desafios trabalham com o objetivo de melhorar o futuro das nossas crianças e jovens. Este momento é importante por diversas questões, e principalmente porque é uma maneira de valorizar e mostrar o nosso reconhecimento aos profissionais que são fundamentais para o desenvolvimento da nossa sociedade”.

Ainda em sua fala o parlamentar salientou que não se pode deixar de reconhecer os desafios e os avanços obtidos, já que, segundo ele, a valorização da educação é um papel de todos. “Ser professor é ter uma responsabilidade imensurável. A nossa profissão é uma das mais antigas e também uma das mais novas, pois todos os profissionais dependem do professor. Ser parceiro de visão é um desafio de todos nós, pois identificamos na sala de aula uma diversidade e multiplicidade de demandas de cada aluno. Devemos procurar articular a esperança de nossos alunos, os nossos objetivos profissionais e as políticas educacionais. O nosso maior desafio é trazer a família para escola, porque muitas das questões que estamos respondendo na sala de aula são questões não resolvidas dentro de casa”. 

O representante da APLB/Conquista, Genivan Nery, parabenizou a iniciativa da audiência pública e criticou a situação enfrentada por profissionais da área da educação. “Termos que homenagear o professor, sim, mas hoje também é um dia de falar das coisas que os professores estão necessitando. Represento um sindicato com 87 mil sócios na Bahia, que luta pelos trabalhadores da educação, que complementam o trabalho escolar, mas que não são representados pelo sindicato dos magistrados. As nossas escolas não têm plano diretor administrativo, que defina quais são as funções extraclasse. Há uma precariedade em todas as áreas. Para que tenhamos educação de qualidade é necessário que a gente complemente isso, porque tem professor que está cumprindo outras funções”.

A presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista/SIIMP, Geanne Nascimento, parabenizou o vereador Professor Cori pela realização da audiência pública e aproveitou a oportunidade para cobrar mais ações do Governo Municipal e maior valorização aos professores. “Não podemos nos furtar de estabelecer um debate acerca das questões relacionadas à educação. Não somos contra homenagens, mas entendemos que a maior homenagem para um profissional é valorizá-lo. Infelizmente sofremos mais um duro golpe da Administração Municipal, que em maio nos encaminhou um ofício de nº 57, dizendo que haveria a alteração do Plano de Carreira. Para nossa tristeza, no dia 4 de novembro ouvimos do Governo que não tem plano de carreira para o professor. Quando é dito aos professores que não há perspectivas, não há motivos para comemorar, e sim para lutar por cada profissional da educação. O salto no IDEB é muito pouco, mas só foi possível porque as escolas se comprometeram, e não por conta do Governo”.

Representando a Secretaria Municipal de Educação, Carmem Oliveira parabenizou a Câmara de Vereadores pela iniciativa da audiência e todos os profissionais que atuam na área da educação pela dedicação voltada para o desenvolvimento da sociedade.

O vereador Arlindo Rebouças (PROS) parabenizou o vereador Professor Cori pela iniciativa da audiência e falou sobre a importância que deve ser dada à nota do IDEB. “Por que é que uma escola teve uma nota maior que a outra? A nota do IDEB é importante para diagnosticar isso, porque a experiência boa tem de ser copiada. O que é necessário mudar a escola para melhor? Lamento que a Secretaria de Educação não seja valorizada, porque o secretário muda todos os dias. Atualmente o jovem não quer mais cursar pedagogia ou letras. Enquanto o país não valorizar o professor e a escola, não vai crescer”.

O vereador Álvaro Pithon (DEM) parabenizou a iniciativa da audiência pública e elogiou a luta do SIMMP em prol dos professores. Em seguida elogiou a aluna da Escola Municipal Medeiros de Albuquerque. “Parabéns à escola, a todos os professores e coordenadores. Que Deus ilumine a você, Heloísa, e a todos os alunos, principalmente os do Pé de Galinha e Iguá, locais de onde saíram diversos intelectuais”.

O vereador Ademir Abreu (PT) parabenizou o vereador Professor Cori pela realização da audiência pública, e elogiou professores e alunos de Vitória da Conquista. “Acho que os professores merecem um elogio especial neste dia pelo importante trabalho realizado por eles. Estamos passando por um momento de inclusão, mas vislumbramos um momento especial para a educação brasileira. Já percebemos que a educação em Conquista vem melhorando, assim como a nível Brasil, e isso se deve ao aumento dos investimentos do Governo Federal. Temos que discutir ações para aperfeiçoar a gestão das escolas, mas já vemos muitos debates e a mobilização dos professores em prol de uma educação cada vez melhor”.

A vereadora Irma Lemos (PTB), elogiou a iniciativa da audiência e enalteceu a importância dos professores. “Professor, médico e policial deveria ser muito valorizado, porque são profissionais de extrema relevância para a sociedade. Destaco de forma especial os professores, pois todos os outros profissionais têm que passar pelas mãos dos mestres. Fico muito feliz em ver essa homenagem e em perceber que temos escolas da zona rural se destacando no IDEB. Parabéns a todos”.

 Durante a audiência foram homenageadas escolas de Vitória da Conquista que se destacaram na última avaliação do IDEB.

A representante da Escola Municipal Irmã Barbosa agradeceu à homenagem. “É muito bom após o trabalho árduo receber uma homenagem como esta”.

A representante da Escola Bem Querer, Rackeline Silva dos Santos, agradeceu ao Legislativo pela homenagem. “O reconhecimento é importante neste momento. O trabalho foi árduo, mas nós conseguimos. Todos estão de parabéns”.

A representante da Escola Municipal Frei Serafim do Amparo, Marlene Maria da Silva Nunes agradeceu a homenagem. “Queria agradecer a todos e dizer que diante de todas as limitações que temos, os nossos profissionais não se curvaram”.

A representante da Escola Maria Leal, agradeceu a homenagem e destacou a importância de todos os profissionais envolvidos na escola da qual faz parte.

A representante da Escola Municipal José Rodrigues do Prado, Edmê Gomes, agradeceu a homenagem e parabenizou a iniciativa do Legislativo. “É importante termos esse reconhecimento. Nosso grupo é muito especial, e a nossa equipe está fazendo a diferença mesmo nesse cenário de perspectivas tristes. O nosso sonho é que todas as escolas recebam apoio para elevar o IDEB”.

A vice-diretora da Escola Erasthostenes Menezes, Luciene Rocha Silva, agradeceu a homenagem e destacou a importância dos professores e também dos alunos para o desenvolvimento da educação. “Muitas vezes a gente ressalta as coisas ruins, mais hoje estamos recebendo essa homenagem e temos que valorizar os profissionais que em muito contribuíram para o aumento do IDEB”.

A representante da Escola Francisco Antônio Vasconcelos, Wanda Gusmão, manifestou sua alegria em receber a homenagem e disse que a honraria serve como um estímulo para que cada professor, coordenador e funcionário da escola continue lutando para que os índices do IDEB aumentem cada vez mais."Sou grata pela homenagem e isso dá vontade para a gente continuar, porque sabemos que somos valorizados. Com maior incentivo o IDEB vai aumentar mais e mais".

A representante da Escola Paulo Setúbal, Elizete Jardim, agradeceu a homenagem e salientou que o resultado positivo é um esforço conjunto entre professores e alunos. “O prêmio vai motivar ainda mais os alunos a continuarem se empenhando nos estudos”.

Ainda durante a ocasião, a aluna Heloísa Machado foi homenageada pela conquista do 3º lugar no concurso nacional de desenho sobre o Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, com o tema “A agricultura no dia-a-dia das famílias brasileiras”. 



Por Flávia Rezende / ASCOMCV



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30