Imagem Tribuna Livre: Médica defende reputação do serviço SAMU 192

Tribuna Livre: Médica defende reputação do serviço SAMU 192

19/06/2013 09:50:00

Na sessão desta quarta-feira (19) a médica do serviço SAMU 192, Juscélia Melo, utilizou o espaço da Tribuna Livre para fazer a defesa da sua reputação, e do serviço 192, quando foi responsabilizada pelo vereador Álvaro Pithon (DEM), pelo não atendimento da unidade a uma cidadã que estava com dores abdominais, justificando que o SAMU é para atendimentos prioritários e não para dores.

A médica informou que não estava de plantão na noite do ocorrido, e que o atendimento foi realizado por outro profissional, com base no protocolo do Ministério da Saúde, que regulamenta o serviço, e que os atendimentos não ocorrem segundo a vontade do paciente ou de cada médico regulador.

Disse ainda que o SAMU 192  deve ser entendido e criticado para melhorar o atendimento à população, e que deseja que o episódio sirva de exemplo para haja cautela antes de divulgar nomes, principalmente dos médicos, pois trabalham com a imagem para passar credibilidade.

O vereador Arlindo Rebouças parabenizou a médica  reguladora do SAMU 192, Jucélia Melo, pelo equilíbrio ao se defender da acusação de ter negado o envio do SAMU 192 durante uma ligação do vereador Álvaro Pithon. O parlamentar ainda afirmou que não é possível que os médicos e os servidores do serviço enfrentem dificuldades nas condições de trabalho. “Os profissionais realmente prestam um serviço de qualidade, mas o SAMU 192 precisa de melhorias para atender a população da forma como ela merece”.

O vereador Juvêncio Amaral (PV) parabenizou a atuação da médica reguladora do SAMU 192, Jucélia Melo, por ter se defendido das acusações do vereador Álvaro Pithon durante uma sessão neste mês. Segundo ele, a médica é uma pessoa comprometida e reconhecida pelo trabalho que realiza. “É necessário que quando viemos nesse plenário, tenhamos cuidado. Porque às vezes a gente arranha a imagem de uma pessoa ética. E quando a gente cita aqui, como um nobre colega citou, que o SAMU 192 significa violência para Conquista, eu discordo. Os profissionais que ali atendem doam a sua própria vida em favor do próximo, trabalhando nas madrugadas e fazendo atendimentos sem olhar a quem”. O parlamentar disse ainda que os conquistenses devem se orgulhar do serviço oferecido pelo SAMU 192, mesmo com algumas deficiências, pois ali existem profissionais comprometidos, que buscam trabalhar com excelência.

Maio 2024