Imagem Presidente diz que Câmara dará apoio a convênio Brasil-Cuba para tratamento do câncer

15/05/2013 16:19:00

O presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Fernando Vasconcelos, compôs nesta terça-feira (14) a mesa de abertura da conferência municipal sobre o programa de tratamento do câncer na atenção básica, resultado de um convênio entre Brasil e Cuba. Vitória da Conquista foi o município brasileiro escolhido para representar o país no Projeto Piloto Cooperação Brasil-Cuba para o Controle do Câncer.

O objetivo da atividade é sensibilizar os profissionais da área de saúde sobre a atenção ao câncer a partir da Atenção Primária e contou com a presença do coordenador Geral de Prevenção e Vigilância do Instituto Nacional do Câncer, Cláudio Noronha e da médica da Sección Indepnendiente de Control de Cáncer, do Ministério da Saúde Pública de Cuba (Minsap), Gisela Abreu.

A proposta de prevenção do câncer na atenção básica tem por objetivo principal trazer novas perspectivas para o controle do câncer. O projeto se encontra dentro de uma ampla parceria internacional entre os dois países para a área da saúde, envolvendo também a colaboração no campo da produção de biotecnologia.

O presidente Fernando Vasconcelos afirmou que a escolha de Vitória da Conquista para representar o Brasil na parceria com Cuba é uma demonstração do quanto o município avançou e se consolidou como polo de saúde, especialmente pela capacidade que teve de formar técnicos capazes de coordenar uma área que exige, ao mesmo tempo, qualificação técnica e sensibilidade.  “O projeto contará com o apoio da Câmara de Vereadores. Para nós, é muito importante, pois trata de um tema muito delicado e que assusta toda população”.

Maio 2024