Imagem Sucateamento do presídio é opção do governo, afirma sindicalista

Sucateamento do presídio é opção do governo, afirma sindicalista

29/04/2013 10:50:00

O diretor do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia/Sinspeb, Edfran Costa, em pronunciamento na audiência pública que discutiu a situação do presídio Nilton Gonçalves, lamentou a ausência de representantes sociais ao debate e condenou a “revista geral” promovida hoje pela direção do presídio, para ele, uma espécie de manobra para inviabilizar a participação dos agentes penitenciários ao debate.

O sindicalista afirmou que há mais de cinco anos vem reivindicando a melhoria da estrutura da unidade, mostrando como exemplo a não-existência de tela de proteção e do perigo representado por uma uma caixa d’água “que pode cair a qualquer momento e matar pessoas”. Segundo ele, a unidade, construída para abrigar 187 detentos, comporta o atualmente o dobro: são mais de 340 custodiados. “Espaço para custodiar 2 pessoas tem 8. Temos um sucateamento do presidio, como opção de governo. Não há investimento em manutenção de equipamentos”, afirmou Edfran.

O agente penitenciário informou que Vitória da Conquista responde por mais 27 comarcas, o que torna necessário, além de um conjunto penal, de de uma cadeia pública e presidio feminino. Afirmou, ainda, que saiu da audiência com a impressão de que a audiência serve apenas como espaço de desabafo já que não há opção do governo do estado em resolver o problema. “É um descaso como é tratada a situação”, disse, convidando a Comissão de Direitos Humanos a fazer visita e verificar in loco a situação dos presidiários.

Maio 2024