Imagem Reitor afirma que alunos de Jequié não serão transferidos para campus de Vitória da Conquista

04/04/2013 23:00:00

A possibilidade de transferência dos alunos do curso de Medicina do campus de Jequié para o campus de Vitória da Conquista em função das más condições estruturais verificadas na unidade da cidade vizinha foi objeto de audiência pública na noite desta quinta-feira (04), na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. Autor do requerimento que originou a audiência, o vereador Nelson de Vivi (PCdoB) afirmou para uma plenária repleta de estudantes universitários que o problema central enfrentado pelos alunos é a falta de professores. “Não podemos deixar que nada afete a qualidade do curso de Medicina, fundamental para nossa cidade e para todo o Estado da Bahia”, afirmou o parlamentar, para quem é necessária a criação de comissão especialmente para acompanhar os desdobramentos da audiência pública.

Em seu pronunciamento, o reitor da UESB, Paulo Roberto Pinto, informou que o colegiado de Medicina emitiu parecer segundo o qual a transferência dos alunos de Jequié para Vitória da Conquista resultaria na perda de qualidade do curso e que, por isso, não seria mais adotada medida nesse sentido. “Com essa resposta, ficou evidente: não virão os alunos de Jequié para Vitória da Conquista. Eu fiz uma consulta e obtive a resposta hoje pela manhã. Se tivessem me dado essa resposta há 20, 15 dias, eu já teria tomado essa medida”, afirmou. O reitor destacou ainda que vem buscando parcerias para resolver os problemas enfrentados pela comunidade acadêmica, notadamente quanto à falta de professores. Um professor de Patologia da UFBAjá teria inclusive se prontificado a lecionar gratuitamente na instituição. Além disso, outras parcerias estão sendo buscadas junto à Universidade Estadual de Feira de Santana e de Santa Cruz.

A audiência pública contou com a participação de representantes do Diretório Acadêmico de Medicina do campus Vitória da Conquista, do Colegiado do Curso de Medicina da UESB, do Conselho Regional de Medicina da Bahia, do Conselho Federal de Medicina, do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia, do presidente da Câmara de Vereadores de Jequié,  Josué Menezes, da diretoria do Hospital Geral de Vitória da Conquista, da Secretaria Municipal de Saúde e de estudantes do curso de Medicina de Vitória da Conquista e Jequié. Também compareceram ao debate os vereadores Fernando Vasconcelos (PT), Herminio Oliveira (PDT), Lúcia Rocha (DEM), Andreson Ribeiro (PCdoB), Joaquim Libarino (PCdoB), Sidney Oliveira (PRB), Coriolano Moraes (PT), Arlindo Rebouças (PMN), Ademir Abreu (PT) e os vereadores Chico de Alfredo e Colorido da cidade de Jequié.

Maio 2024